Telejornal trará mais conteúdo informativo para as manhãs da TV Canção Nova, com foco em notícias que promovam vida e esperança
Aline Imercio
De São Paulo

Foto: Ederaldo Paulini
Muito mais notícias que levam a fé e a esperança. Essa é a promessa do telejornal “Canção Nova Notícias – Edição da Manhã” que reestreia na TV Canção Nova na próxima segunda-feira, 6, às 9h30.
De 2019 a 2022, o telejornal foi ao ar na programação da emissora católica, direto dos estúdios em São Paulo. Em janeiro de 2023, o Boletim de Notícias, mais enxuto com dez minutos de duração, ocupou o lugar do programa matutino. “A gente já teve o Canção Nova Notícias Edição da Manhã com tempo maior e, por questões operacionais, a gente precisou reduzir para o Boletim, mas conforme o tempo foi passando a gente percebeu que era preciso pegar esse tempo de volta para poder dar as notícias da manhã para o nosso telespectador”, diz Maria Luiza Sousa, diretora de Jornalismo da TV Canção Nova em São Paulo.
“Nós, do Sistema Canção Nova de Comunicação, identificamos que São Paulo é uma praça muito importante. Então o Canção Nova Notícias Edição da Manhã voltando com esse tempo em São Paulo, onde tudo acontece. É a via econômica do país, na área de saúde, enfim, seria de muita importância que tivéssemos esse tempo de 20 minutos retomado”, ressalta Marcelo Moura, gerente de jornalismo da TV Canção Nova.
Novidades da reestreia
E quais são as mudanças esperadas? A primeira é o tempo: de 10 minutos, o jornal matutino passa a ter 20 minutos na grade nacional de programação da TV Canção Nova. Diante de mais tempo, mais conteúdo. “Na prática, a gente pretende ampliar a participação das nossas equipes. O Brasil é muito grande, nós temos equipes espalhadas em várias partes do país e queremos trazer essas informações de outros estados do Brasil também para o nosso jornal da manhã. Ampliar também as nossas equipes de fora do país e a participação dos nossos correspondentes da China, Reino Unido, Estados Unidos”, diz Elane Gomes, editora-executiva do Canção Nova Notícias Edição da Manhã.

Foto: Gilberto Pereira
Para um dos apresentadores, Sidinei Fernandes, a nova roupagem do jornal matutino trará ainda mais informações para quem acompanha o canal. “O Canção Nova Notícias edição da manhã tem essa característica de dar as primeiras informações logo cedo. As pessoas acordam sedentas por informação, e aí quando você leva as informações da igreja, do Brasil e do mundo logo cedo, elas vão trabalhar, seguir seu dia bem informadas”, afirma.
Atentos às primeiras notícias do Vaticano
Assim como acontecia no Boletim de Notícias, o Canção Nova Notícias Edição da Manhã também trará as primeiras informações vindas do Vaticano nas primeiras horas do dia. Danúbia Gleisser, repórter correspondente da Canção Nova em Roma, diz que sua rotina é agitada, e mesmo com o fuso horário com a Itália, ela se esforça para trazer as informações da Santa Sé ao Brasil no começo do dia. “A fonte é o próprio Vaticano e a gente bebe dessa graça para transbordá-la para aqueles que nos assistem. A gente tem esse desafio de aproximar aqueles que nos assistem do pastor, que hoje é o Papa Leão XIV ”, diz Danúbia.
Jornalismo a favor da vida e da esperança
“A missão do jornalismo da Canção Nova é ser a serviço da vida e da esperança, então a providência está em tudo: em uma matéria que a gente vai para rua, em um personagem que encontra e no cuidado com que a gente produz os nossos textos e como a gente dá a notícia. Até aquelas muito difíceis de dar a gente sempre precisa passar pelo filtro do evangelho: como é que eu posso transformar isso em esperança de alguma forma?”, diz Maria Luiza Sousa.
Para Liana Nunes, gerente de jornalismo da Canção Nova em Brasília, a participação da capital federal no jornal traz informações políticas e também, no âmbito religioso, as notícias sobre a CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil) e da Nunciatura Apostólica. “A nossa rotina continua também com essa novidade no jornalismo Canção Nova, sempre levando ao telespectador aquilo que é informação relativa à vida e à esperança”, diz Liana.
E para se preparar para esse novo desafio da restreia do telejornal, Sidnei Fernandes destaca: “Na Canção Nova a gente se prepara fazendo. Tem três palavras que eu considero fundamentais: coragem, esperança e fé. Você tendo isso, encara qualquer desafio”.
O Canção Nova Notícias Edição da Manhã reestreia segunda-feira, 6 de outubro, às 9h30 da manhã, com vinte minutos de duração de segunda, terça, quarta e sexta-feira, e dez minutos às quintas-feiras.