Pregações do diácono Nelsinho Corrêa, professor Felipe Aquino e Eugênio Jorge marcaram abertura do Hosana Brasil, acampamento centrado em ação de graças
Jéssica Marçal
Da Redação

Diácono Nelsinho Corrêa fez a primeira pregação do dia / Foto: Bruno Marques
Começou o Acampamento Hosana Brasil 2025 nesta quinta-feira, 11, na sede da Comunidade Canção Nova em Cachoeira Paulista (SP). Diácono Nelsinho Corrêa conduziu a primeira pregação do evento com o tema “E vós, quem dizeis que eu sou” (MT 16,15).
O diácono recordou, antes de tudo, como foi pensado o encontro realizado sempre no mês de dezembro. Na época, foi feito um concurso para escolher o nome, e foi escolhido “Hosana”, dado por Eugênio Jorge para celebrar as vitórias de Deus na vida.
Em contraponto, há várias situações da vida que nos fazem chorar, desesperar, como os momentos de dificuldade, recordou o diácono, que também é missionário da Canção Nova. “Quem já sofreu levanta a mão. Quem já passou necessidade? Quem teve vontade de sumir? Quem perdeu alguém que amava muito este ano?”, questionou.
Veja também
.: Hosana Brasil 2025: peregrinos chegam em motorhome à CN
Sobre a pergunta que aparece no trecho do Evangelho proposto para a pregação, diácono Nelsinho frisou que essa é uma pergunta que se repete hoje aos fiéis: “Quem é Jesus para você?”, indagou. Segundo ele, esse trecho é justamente o Evangelho da vida do padre Jonas Abib: desta pergunta, nasceu, no coração dele, a Canção Nova.
“A vida eterna depende da relação íntima com o Senhor”
Diácono Nelsinho Corrêa
Segundo o diácono, é justamente nos momentos mais difíceis da vida que a pessoa vai dar a resposta a essa pergunta de Jesus. É na vivência em família, na vida do dia a dia, nos gestos de caridade. “Quem sou eu para você no dia a dia? O Senhor está perguntando hoje!”, frisou. “A vida eterna depende da relação íntima com o Senhor”, acrescentou.
Acolhida do padre Wagner Ferreira
Ao término da pregação, o presidente da Comunidade Canção Nova, padre Wagner Ferreira, dirigiu a todos os presentes uma palavra de acolhida neste primeiro dia de acampamento.
“Estou aqui para dar boas-vindas a todos vocês que já vieram para o Hosana e o louvor a Deus pelas maravilhas que ele vai operar neste final de semana. A começar pela pregação do diácono Nelsinho Corrêa, essa coluna do carisma Canção Nova. Invocamos a bênção de Deus para que a palavra semeada em nossos corações possa dar frutos”.
Felipe Aquino: “Cuidado com os falsos discursos”

Professor Felipe Aquino alertou sobre os falsos discursos / Foto: Bruno Marques
“Cuidado com os falsos discursos” foi o tema da segunda pregação realizada pelo professor Felipe Aquino, escritor católico. Sobretudo em tempos de inteligência artificial, ele destacou a necessidade de ter muito cuidado com o que se lê e se vê, e um ponto seguro para isso é o conhecimento da Doutrina Católica.
O professor citou a Carta aos Tessalonicenses, em que São Paulo indica “examinar tudo e ficar com o que é bom”. Ele observou que os falsos discursos são palavras que parecem boas, mas distorcem a verdade e afastam da vontade de Deus. “O demônio age pela sedução”, observou.
Mas quais são as características dos falsos discursos? “Usam meias verdades e misturam o erro com a verdade. A meia verdade é pior do que a mentira”, sinalizou o professor. Ele ressaltou que a verdade está na Igreja, na pessoa de Jesus Cristo – caminho, verdade e vida. Por isso é preciso conhecer a doutrina, para enxergar a mentira e ficar com a verdade. “A salvação está na verdade”, disse, citando um trecho do Catecismo da Igreja Católica.
“Cuidado com o relativismo religioso. Esse relativismo destrói a verdade moral, teológica e está dentro até da Igreja”
Felipe Aquino
“Cuidado com o relativismo religioso! Esse relativismo destrói a verdade moral, teológica e está dentro até da Igreja”, alertou. O relativismo não segue o que a Igreja ensina, disse professor Felipe, que mencionou quatro orientações básicas a respeito: nunca autorizar o que a Igreja não autoriza; nunca proibir o que a Igreja não proíbe; não ensinar o que a Igreja não ensina; não querer saber o que a Igreja não sabe.
“A Igreja é clara, tem os documentos, as constituições apostólicas, as bulas pontifícias. A Igreja é clara porque quer mostrar que a verdade é clara, para que não seja distorcida”, disse. Porém, ele reconheceu que, muitas vezes, acontece essa distorção por ignorância – falta de conhecimento – ou por soberba – achar que sabe mais que a Igreja. “A verdade católica não muda, porque o autor é Deus, e Deus não erra”, acrescentou.
Eugênio Jorge: “Louve a Deus!”

O cantor Eugênio Jorge / Foto: Bruno Marques
O período da tarde começou com a pregação do cantor católico Eugênio Jorge, que recordou a história do nome do acampamento Hosana Brasil, dado, inclusive, por ele, como já havia citado o diácono Nelsinho.
Eugênio destacou a necessidade de louvar a Deus em todas as circunstâncias da vida: se tiver motivos para chorar ou para sorrir, se estiver junto aos familiares ou na solidão. “Louve, porque o louvor abre a porta da gaiola e nos faz homens e mulheres livres para voar nas asas do Espírito Santo”.
“Louve, porque o louvor abre a porta da gaiola e nos faz homens e mulheres livres para voar nas asas do Espírito Santo”.
Eugênio Jorge
O louvor, mesmo em meios às adversidades, segundo Eugênio, é próprio de quem conhece Jesus, de quem se converteu a Ele. “Se a gente não O conhece, não somos capazes de despertar para essa maravilhosa graça, que é o louvor e a adoração”.
O tema da pregação de Eugênio foi extraído do Evangelho segundo João (Jo 14,1-14): “Não se perturbe o vosso coração”. A partir desta passagem bíblica, o cantor católico ressaltou como Deus habita o coração de cada um pelo Espírito Santo, e por isso não há perturbação.
“Cristo vive em mim e Ele mesmo é a própria esperança de dias melhores, de uma eternidade que vai muito além dessa vida que vivemos. Essa vida é maravilhosa, mas isso aqui é um mero ensaio do que Deus tem preparado para nós. Mas o nosso coração se perturba se nós não acreditarmos nisso”.
Terço, Missa, Cantata de Natal
Após as pregações, os fiéis tiveram na programação o Terço da Misericórdia. O Hosana Brasil segue com a missa às 16h, presidida pelo bispo da diocese de Lorena (SP), Dom Joaquim Wladimir Lopes Dias. A última atividade do dia será a Cantata de Natal às 21h no Centro de Evangelização.




