Neste domingo, comemora-se o Dia do Hino Nacional Brasileiro. No esporte, quando o Brasil sobe ao pódio e conquista um título, a canção tocada pela primeira vez há 177 anos é sempre lembrada.
Desde o descobrimento, o Brasil demorou mais de 300 anos para ter um hino. Em 1831, Francisco Manuel da Silva compôs a melodia. A letra veio 91 anos mais tarde. Após várias opções não terem sido aprovadas pelos portugueses, em 1922, o presidente Epitácio Pessoa declarou o texto de Osório Duque Estrada como letra oficial do hino nacional brasileiro.
Exemplo
Nas unidades do Exército Brasileiro, o hino nacional é cantado diariamente. Logo de manhã, as tropas fazem o hasteamento da bandeira e cantam. O gesto reforça o espírito de grupo e o sentimento de nação indispensáveis para o Brasil; país de muitas raças. A historiadora Teresa Maia diz que "o hino é uma forma de unificação da pátria".
Resgate
A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania da Câmara dos Deputados aprovou, neste ano, projeto de lei que torna obrigatória a impressão da letra do Hino Nacional Brasileiro em todos os cadernos fabricados no país. O projeto ainda precisa ser votado em plenário.