Repercussão internacional

Vitória de Jair Bolsonaro é repercutida pela imprensa internacional

The New York Times, El Mundo e Le Figaro são alguns dos principais veículos internacionais que repercutiram a eleição

Da redação, com Agências

O presidente eleito Jair Bolsonaro durante seu discurso / Foto: Reprodução Reuters

A imprensa internacional repercutiu a eleição do candidato Jair Bolsonaro (PSL) à presidência da República do Brasil. Sites e jornais tradicionais, como The New York Times, Wall Street Journal e El Mundo destacaram a vitória do militar reformado neste segundo turno das eleições brasileiras.

“Jair Bolsonaro, populista de extrema-direita, é eleito presidente do Brasil”, destacou o americano The New York Times. O periódico explica que os brasileiros optaram por um rumo radical na direção do país ao elegerem um político de extrema-direita. O Wall Street Journal, também norte-americano, adota um título parecido: “Populista de extrema-direita vence a corrida presidencial no Brasil” e completa: “Jair Bolsonaro, um ex-capitão do exército, venceu as eleições presidenciais do Brasil, colocando ao lado da crescente lista de políticos populistas ao redor do mundo a maior nação da América Latina à direita”.

Já o periódico espanhol “El Mundo” afirmou que o Brasil preferiu colocar à sua frente um presidente “ultradireitista em sua eleição mais importante dos últimos trinta anos”. “Segundo alguns analistas, o discurso incendiário dado pelo ex-capitão do Exército no domingo passado, no qual ele mandava ‘para prisão ou exílio’ os opositores que não obedecessem às suas normas, assustou seus eleitores mais democratas”, disse o diário espanhol.

O também espanhol “El País” salientou a eleição de um candidato da extrema-direita para ficar à frente da república brasileira. “Com esse estilo de homem duro que chama as coisas pelo seu nome que tanto triunfa nestes tempos (veja o Trump americano, o Orban húngaro, o Putin russo, o Duterte filipino, o Erdogan turco …), este capitão nostálgico da ditadura, na reserva desde o final dos anos 1980, conseguiu capitalizar a indignação que embarga muitos dos brasileiros”, salientou o jornal.

Os jornais parisienses “Le Monde” e “Le Figaro” também apontaram a vitória de Jair Bolsonaro. O primeiro com a manchete “Eleição no Brasil: o presidente eleito Jair Bolsonaro promete ‘mudar o destino’ do país” e, o segundo, com “Jair Bolsonaro eleito presidente do Brasil”.

Ligação de Donald Trump

O republicano Donald Trump, presidente dos Estados Unidos, informou por meio do Tweeter que ligou para Bolsonaro e o parabenizou pela vitória. “Tive uma conversa muito boa com o novo presidente eleito do Brasil, Jair Bolsonaro, que venceu as eleições com uma diferença substancial. Concordamos que o Brasil e os Estados Unidos trabalharão juntos no comércio, defesa militar e tudo mais”, disse Trump no microblog.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo