Série: São Paulo, 455 anos

Verdadeiros tesouros de arquiteturas se escondem na cidade de SP

Passear pela cidade de São Paulo pode ser também um convite de regresso no tempo. A metrópole é um grande salão de artes, onde estão expostos verdadeiros tesouros de arquitetura. São prédios e edifícios que ajudaram a dar forma à cidade ao longo de mais de quatro séculos. É o que você acompanha agora na segunda reportagem da série "São Paulo – 455 anos".

Assista à reportagem

De dentro do ônibus, a cidade se revela sobre novo olhar. A antiga e bela arquitetura da Catedral Ortodoxa Antioquina desperta a curiosidade dos turistas. A cidade ganha movimento, edifícios que refletem modernidade contrastam com estilos góticos do século XIV, mesmo que construídos no século XIX. Prédios antigos se espremem entre os novos, como se resistissem à mudança.

Ramos de Azevedo teve grande influência na arquitetura da cidade como o teatro municipal, uma construção que mistura diversos estilos, influência da comunidade italiana, cuja música erudita e a ópera estavam no gosto da elite da cidade.

A partir de 1911 era finalmente inaugurado o teatro municipal de São Paulo, e junto com esta inauguração uma novidade: a luz elétrica, que a partir daí, passou a iluminar a arte da capital.

As rápidas mudanças causadas pelo crescimento da cidade surpreendem, e só o tempo para testemunhar em que velocidade elas continuarão a ocorrer. São Paulo é mesmo uma sala de aula, pronta para quem quiser viver e curtir o aprendizado.

Leia mais
.: Conheça o dia a dia da maior metrópole da América do Sul

Conteúdo acessível também pelo iPhone – iphone.cancaonova.com

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo