Sol e Calor

Verão: dermatologista alerta sobre cuidados com a pele

Especialista ressalta efeitos nocivos da exposição prolongada ao sol, como o câncer de pele

Denise Claro
Da redação

Nesta quinta-feira, 21, tem início no hemisfério sul a estação mais quente do ano, o verão. Pensar em verão, ainda mais quando se está de férias, é pensar em praia, piscina, sol, esportes ao ar livre. Mas alguns cuidados precisam ser tomados nesta época do ano.

A dermatologista Ilza Carla alerta sobre os cuidados com a pele no verão./ Foto: Arquivo Pessoal

Ilza Carla Dadam é médica dermatologista especialista pela Sociedade Brasileira de Dermatologia. Ela explica que, no verão, a radiação ultravioleta se incide perpendicularmente sobre a terra, e os efeitos nocivos da exposição prolongada sobre a pele desprotegida danifica o DNA da célula, podendo levar até a formação de câncer de pele e também de manchas indesejáveis.

“O uso de protetor solar se torna imprescindível nesta época do ano. A exposição na praia, por exemplo, se dá no corpo todo e de forma contínua. Mesmo embaixo de barracas ou guarda sol, a radiação que bate na areia reflete e atinge as pessoas. Deve-se usar protetor FPS 30 ou mais e reaplicar a cada mergulho. O uso de bonés e óculos de sol com proteção UVB também são indicados”. 

O ideal é ir à praia e tomar sol no início da manhã, até as 10h, e depois das 16h, pois neste intervalo a incidência de UVA e UVB é maior.

Para quem tem crianças, o cuidado é redobrado: bonés e camisetas, pois ficam mais na água e isso dificulta a fixação do protetor.

Ensolação

Dra. Ilza lembra que, mesmo alertando sobre os cuidados, pode-se haver exageros ao sol, o que causa ensolação e queimaduras.

“Se for leve, com eritema (vermelhidão), resfriar o local com compressas de soro fisiológico local e usar um hidratante tópico sem óleo. Se tiver o aparecimento de pequenas bolhas, pode-se fazer o mesmo procedimento, com cuidado para não rompe-las. Se forem bolhas grandes, o ideal seria consultar-se com um dermatologista. No caso de mal estar, febre, indisposição, a pessoa precisará se dirigir a um pronto-socorro”. 

Muita água

O aumento da temperatura leva à maior sudorese, por isso é essencial nos dias quentes uma boa hidratação oral. A especialista explica que o ideal é que se tome no mínimo 2 litros por dia, sendo preferencialmente água e frutas, pois repõem os eletrólitos perdidos.

“Para a hidratação corporal, deve-se escolher as formulações livres de óleo, tanto no rosto quanto no corpo. Somente nos pés e áreas mais ressecadas, usar com óleo”. 

Dra. Ilza por fim, lembra: “Verão é diversão. Sol na medida, saúde na certa”

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo