Primeiro fim de semana do verão deve ser de temporais em boa parte do país; especialistas comentam sobre cuidados essenciais nessa estação
Fernanda Lima
Da Redação
A estação mais quente do ano tem início neste sábado, 21. Em 2023, a temperatura média mundial atingiu níveis recordes, enquanto no Brasil a média foi de 24,92°C, conforme dados da Organização Meteorológica Mundial (OMM). Segundo especialistas, o verão de 2025 promete ser menos intenso.
O primeiro mês do verão, dezembro, já está abaixo da média na região Sul do país, segundo o meteorologista do Instituto Climaterra, Ronaldo Coutinho. “Com a atuação do fenômeno La Niña, as massas frias ocorrem com mais facilidade, gerando maior variação térmica”, destaca.
“Quanto maiores as incidências de chuvas, as temperaturas passam a ficar mais suaves”, acrescenta o meteorologista. Ele explica que isso acontece especialmente na região Sul. “Este é o segundo ano em que, no mês de dezembro, o clima é de bastante frio em Santa Catarina”, frisa.
O especialista salientou que para este verão, o calor não será tão sufocante. “Uma diminuição razoável poderá ser percebida pelos brasileiros. É um período excelente para a recuperação dos mananciais, represas, contribuindo especialmente na geração de energia”, conclui.
Cultivar uma alimentação mais leve
No período de dias mais quentes, ter uma alimentação saudável é visto como algo necessário pela nutricionista Carolina Rezende. “A nossa digestão passa a ficar mais lenta. Por isso, é importante manter uma alimentação mais leve, rica em frutas, verduras, legumes e carnes brancas, que são alimentos de fácil digestão”, sublinha.
De acordo com a nutricionista, beber água é um fator indispensável nessa época do ano. “A hidratação ajuda a regular a temperatura do corpo, a repor eletrólitos, melhora a absorção de nutrientes e o funcionamento intestinal”, destaca.
Para quem tem dificuldade em ingerir água durante sua rotina, Carolina sugere alguns meios eficazes. “Atualmente existem aplicativos em que é possível programar lembretes. Além disso, tomar água com gás e acrescentar sumo de limão também é muito benéfico ao organismo”, pontua.
Doenças vasculares
O aumento das temperaturas traz consigo riscos adicionais à saúde cardiovascular, principalmente no que diz respeito às doenças vasculares. O médico especialista em cirurgia vascular, Sandro Eurico, relata o motivo desse fato. “O calor faz com que os vasos se dilatem”, comenta.
Segundo o especialista, a melhor prevenção é o acompanhamento médico, além de outras práticas importantes. “Combater o sobrepeso, prática constante de atividades físicas, abandonar totalmente o tabagismo e cultivar uma alimentação saudável podem ajudar a se portar melhor diante das adversidades”, concluiu.