Até o final de julho, muitos brasileiros costumam viajar. Férias pedem descanso, diversão e cuidado com o orçamento. Com organização e escolhas conscientes, é possível viajar sem se endividar. Agentes de turismo e economistas explicam como aproveitar este período com tranquilidade.
Reportagem de Silas Santos e Sidiclei Sales
Momento para recompor energias, cuidar do bem-estar físico e até emocional. Quem não gosta de viajar? Mas para que isso aconteça sem comprometer as contas e não se endividar, o melhor a se fazer é planejar como orientam os especialistas no assunto.
A agente de viagens, Andreza Gomes explicou como funciona. “A gente sabe que nos períodos de maior procura existe a questão dos valores mais altos, mas se consegue se programar, a gente consegue ter acesso a outras ofertas aí para poder estar economizando na hora da viagem”.
Fazer reservas com antecedência e buscar destinos mais próximos são algumas das principais dicas. Para as férias do meio do ano, hotéis e resorts com atrativos para as crianças são os mais indicados.
“Nesse ambiente ele consegue ter toda a questão de alimentação, de lazer, conforto e comodidade”, completou a agente, apresentando as possibilidades.
“Feiras escolares são ótimos para você fazer endoturismo, para você explorar melhor a sua própria cidade, explorar as cidades vizinhas, explorar mais o interior do estado e sair para viagens curtas, porque são viagens que não custam tão caro assim. E dentro do planejamento familiar, elas podem ser feitas sem nenhuma programação antecipada. A saúde financeira é o mais importante de tudo. Não se pode extrapolar”, concluiu o economista, Marcio Rocha.