No Vaticano

Comissão de combate aos abusos de menores inicia trabalhos

A Comissão, composta por oito membros, deverá analisar os novas propostas para combate e prevenção de abusos

Da Redação, com Boletim Santa Sé

Comissão de cuidado com menores dá início aos trabalhos

Padre Lombardi informou que a Comissão irá analisar os novos projetos de combate aos abusos sexuais

A Sala de Imprensa da Santa Sé informou que a Comissão para a tutela dos menores, instituída pelo Papa Francisco, reúne-se pela primeira vez nesta quinta-feira, 1º. O comunicado destacou que os membros permanecem reunidos até o sábado, 3, na Casa Santa Marta.

 O Porta-voz do Vaticano, Padre Federico Lombardi destacou que  Papa recebeu os membros da Comissão, na Casa de Santa Marta, na tarde desta quarta-feira, 30.

“No decorrer dos trabalhos, prevê-se uma reflexão sobre a natureza e os objetivos da Comissão, bem como sobre a integração com outros membros representativos de novas áreas geográficas do mundo”, refere a nota oficial.

A nova Comissão vai coordenar o combate e prevenção de abusos sexuais na Igreja Católica e foi criada após a reunião do Papa o Conselho consultivo de oito cardeais dos cinco continentes, em dezembro de 2013. A Comissão tem 8 membros, dentre os quais a irlandesa Marie Collins, vítima de abusos por parte de um padre.

Concretamente, a Comissão deve analisar o estado atual dos programas para a proteção dos menores, formular sugestões para novas iniciativas por parte da Cúria Romana e propor nomes de especialistas em diversas áreas para uma aplicação sistemática da nova iniciativa, em colaboração com as Conferências Episcopais e institutos religiosos.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo