Alteração no episcopado

Vaticano anuncia mudança de bispos em dioceses em Goiás e RJ

Papa aceitou renúncia dos bispos de São Luís de Montes Belos (GO) e de Nova Friburgo (RJ); nomeou novo bispo e administrador apostólico, respectivamente

Da Redação, com CNBB

Da esquerda para a direita: padre Lindomar, Dom Carmelo, Dom Paulo e Dom Edney / Foto: Montagem-CNBB e dioceses

Mudanças no episcopado brasileiro nesta quarta-feira, 22, nas dioceses de São Luís de Montes Belos (GO) e de Nova Friburgo (RJ). O Papa Francisco aceitou a renúncia de Dom Carmelo Sacampa, na diocese goiana, nomeando como novo bispo padre Lindomar Rocha Mota. Já em Nova Friburgo, aceitou a renúncia de Dom Edney Gouvea Mattoso e nomeou como administrador apostólico Dom Paulo Antônio de Conto, bispo emérito de Montenegro (RS).

Tanto Dom Carmelo como Dom Edney passam agora a ser bispos eméritos, ou seja, ficam desobrigados das funções concernentes ao governo de sua diocese, mas permanecem no exercício de seu ministério durante toda a vida. A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) enviou a ambos um agradecimento pela trajetória episcopal e contribuição para a Igreja no Brasil.

A entidade também saúda padre Lindomar, manifestando alegria com o anúncio de sua nomeação como novo bispo de São Luís de Montes Belos. “O Senhor lhe conceda, pela intercessão de Nossa Senhora, um abençoado ministério episcopal. Conte com nosso apoio e orações”. Da mesma forma, envia votos de um frutífero trabalho a Dom Paulo de Conto na administração da diocese de Nova Friburgo.

Novo membro do episcopado

Padre Lindomar Rocha Mota nasceu em Arataca (BA), em 1971. Foi ordenado sacerdote em 1998, por Dom Paulo Lopes de Faria. É doutor em filosofia moderna pela Universidade Gregoriana e pós-doutor em direitos humanos e democracia pelo Ius Gentium Conimbrigaede, de Coimbra.

Na arquidiocese de Diamantina (MG), foi membro dos conselhos presbiteral, econômico, dos consultores e coordenador do V Sínodo Arquidiocesano. O presbítero foi reitor do seminário menor e do seminário maior, diretor espiritual, chanceler do arcebispado, diretor do Instituto de filosofia e teologia do Seminário, vigário paroquial da Catedral e da paróquia São Judas Tadeu e pároco na paróquia de São José.

Ele foi assessor da Comissão Episcopal para a Doutrina da Fé da CNBB de 2003 e 2007. Atualmente, é pároco na paróquia de Santo Antônio de Curvelo e diretor da Faculdade Arquidiocesana de Curvelo (MG).

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo