Empreendedorismo

As vantagens das certificações para a carreira profissional

 Mercado está cada vez mais seletivo, lembra especialista

 André Prado*

Possuir certificações pode ser um diferencial competitivo para os profissionais. Sabe-se que o mercado de trabalho está cada vez mais seletivo e um número elevado de pessoas está à procura de oportunidades para o desenvolvimento da carreira profissional.

Existem determinados quesitos que podem chamar a atenção dos recrutadores, entre esses a formação acadêmica, domínio de tecnologias, conhecimento de idiomas, experiência profissional e cursos realizados.

Em relação aos cursos realizados, muitas organizações valorizam as certificações para preencher as melhores colocações. No entanto, existem várias áreas de formação e diferentes ocupações nas empresas, motivo pelo qual cada trabalhador deve procurar saber quais são as certificações que as empresas mais desejam em sua área de atuação.

O certificado tem, por princípio, validar os ensinamentos teórico-práticos adquiridos pelos cursantes. Em outras palavras, pode-se afirmar que a emissão de tal documento atesta e confere capacitações ao término do curso.

Presume-se que um indivíduo em posse de determinados certificados esteja apto para exercer determinadas atividades profissionais, possuindo conhecimentos em conformidade com as qualificações obtidas.

Todavia, não significa que uma pessoa detentora de vários certificados seja realmente habilidosa e competente. Porém, a empresa tem como avaliar isso nas etapas de recrutamento e seleção, inclusive nas entrevistas com os gestores de áreas.

Algumas instituições possuem reconhecida qualidade no ensino, emitindo certificados com selos que podem abrir portas no mercado de trabalho. É estratégico saber quais são essas instituições.

Cabe ressaltar que, nem todos os certificados em um currículo necessitam ser de instituições renomadas, mas ter uma ou outra certificação relevante pode ser algo atrativo e decisivo para um candidato ser chamado para participar de um processo seletivo.

Certificações atrativas

Sabe-se que diversas instituições emitem certificados para cursos livres, técnicos, graduação e pós-graduação, extensão e cursos de certificação. Os certificados costumam possuir determinado valor e podem ser vistos com bons olhos por um recrutador no momento da seleção.

Os cursos de certificação merecem destaque tanto pelo crescimento em função da procura quanto pelo interesse das organizações, sendo por vezes requisito decisivo para a ocupação das melhores oportunidades, aumento de salário e obtenção de promoções.

Ciente de que as certificações aumentam as chances de contratações e progresso, cada profissional deve pesquisar e procurar saber quais são os certificados mais desejados em sua área de atuação.

Existem certificações disponíveis para diversas atividades, por exemplo: Gestão de Projetos, Mercado Financeiro, Qualidade, Idiomas, Tecnologia da Informação e Comunicação, entre outras.

É importante destacar que existem certificações nacionais e internacionais, ambas com determinado nível de relevância e esforço para serem obtidas. Cabe lembrar que tanto uma como a outra podem ser obtidas após cumprir os requisitos em cursos presenciais ou via ensino a distância.

Independente da escolha da origem da certificação é fato notório que as mesmas podem se constituir uma vantagem significativa no competitivo mercado de trabalho. Portanto, é necessário selecionar as mais apropriadas e desejáveis pelas empresas, afinal, além do esforço e tempo para a obtenção, algumas podem apresentar um considerável investimento de recursos.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo