Artigo Empreendedorismo

Empreendedorismo: o poder do marketing digital para as empresas

Marketing digital é usado como instrumento para que as organizações disseminem conteúdo via telefonia e internet

André Prado*

O marketing digital é um poderoso instrumento que as organizações utilizam para disseminação de conteúdo via telefonia e Internet. Caso alguém tenha dúvidas sobre o poder do marketing associado aos meios digitais, basta refletir sobre alguns resultados alcançados em eleições presidenciais ao redor do mundo.

Por meio dessa ferramenta, empresas traçam metas de comunicação para a venda de produtos ou serviços, divulgando-os com intuito de comercializá-los. Outro fim que não pode ser esquecido é a captação de novos clientes e negócios, assim como a busca da melhoria na rede de relacionamentos.

Considerando que o mercado corporativo se envolve em constantes disputas, por vezes, a competição pode ser predatória. Dessa forma, é vital criar formas diferenciadas de prospectar consumidores para viabilizar empreendimentos.

Leia mais
.: Todos os artigos sobre Empreendedorismo

O avanço da tecnologia propiciou muitas modificações no cenário mundial, inclusive, gerou mudanças comportamentais, formas de consumir e de comunicação. Organizações que buscam sobreviver no mercado competitivo não desprezam, de maneira alguma, a relevância do marketing neste contexto.

A comercialização abrange as atividades econômicas e pode influenciar a aceitação de ideias que envolve o mix de marketing. Entretanto, é recomendável saber que os desejos dos consumidores devem definir os produtos e serviços de acordo com suas necessidades.

O marketing digital baseia-se em um paradigma no qual o cliente tem sido constituído como figura central, tendo o seu comportamento estudado para que estratégias eficientes e eficazes sejam desenvolvidas. Isto não significa que esse modelo venha a substituir o marketing tradicional, porém, vem ampliar e incrementar ações no âmbito da mercadologia.

Cabe citar que, cada empresa, deve planejar qual tipo de marketing atenderá da melhor forma as suas necessidades para que atinja as suas metas e objetivos. Investir de forma errada neste quesito, além de não trazer o retorno desejado, pode trazer prejuízos significativos à organização.

A ascensão do marketing digital

Muitas pessoas estão deixando de prestigiar os veículos tradicionais de comunicação, passando a consumir os conteúdos do ambiente virtual. Portanto, o marketing digital tem se tornado atrativo no ambiente online, agregando o marketing de conteúdo e o uso das redes sociais para diversos fins.

É inegável o fato de que a tecnologia passou a ser um dos principais interesses das pessoas, principalmente das novas gerações. Segundo um estudo da Fundação Getúlio Vargas (FGV), no Brasil há mais de um smartphone ativo per capita.

Considerando que existem mais smartphones do que pessoas no país, os milhões de aparelhos celulares se tornaram uma das principais formas de acessar a Internet e muitas empresas a observar atentamente este panorama.

Não é à toa que o Mobile Commerce (M-commerce), um fenômeno que já tinha emplacado em boa parte da Ásia e Europa, começou a ganhar espaço em outros países, sendo o Brasil destaque na América Latina.

Muitos consumidores preferem fazer suas compras em smartphones ao invés de utilizarem microcomputadores para essa finalidade. Essa tendência provocou uma transformação na forma de consumo no mundo dos negócios.

Organizações passaram a desenvolver aplicativos para celulares, e essa ação se convergiu em um mercado potencial capaz de gerar elevadas cifras. O marketing viral passou a ser alvo de análises, estudos e desenvolvimentos. Por esse motivo, muitos querem viralizar conteúdos na rede, para que os assuntos se tornem rapidamente conhecidos por um número elevado de pessoas.

Uma opção de algumas empresas tem sido contratar agências terceirizadas de marketing para o desenvolvimento pesquisas de mercado e elaboração de criativas campanhas publicitárias. É prudente lembrar de que: qualquer tipo de marketing deve ser usado de forma consciente, ética e responsável.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo