O Arcebispo do Rio, Dom Orani João Tempesta, fez o anúncio oficial da programação da Festa de Nazaré no Rio de Janeiro, durante uma coletiva de imprensa na sede da Arquidiocese. A imagem peregrina de Nossa Senhora de Nazaré estará no Rio entre os dias 19 e 21 de setembro.
Dom Orani explicou que o Círio será uma manifestação cultural e religiosa. A partir da chegada da imagem, no dia 19, será inaugurada uma exposição com cerca de 5 mil peças sobre o Círio de Nazaré, no subsolo da Catedral. Além disso, a programação religiosa inclui Missas, carreatas, shows, vigília, procissão luminosa e procissão marítima. "A presença da imagem de Nossa Senhora desperta o entusiasmo dos que aqui residem. Será um momento importante para trabalhar a preocupação com a fraternidade, com a paz e com o bem em nossa região. A Festa de Nazaré desperta o bem e o belo no coração das pessoas", afirmou o Arcebispo.
A imagem percorrerá bairros de toda a cidade e o mini círio acontecerá no bairro de Acari, zona norte da cidade. Além do Rio de Janeiro, a imagem de Nossa Senhora de Nazaré visitará as cidades de Niterói e Saquarema. O Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Niterói, Dom Roberto Paz, também ressaltou a importância do aspecto cultural e turístico da festa, principalmente para a cidade de Saquarema, onde há um santuário de mais de três séculos dedicado à Virgem Maria. "O turismo religioso vai aumentar. Um aspectos mais importantes do turismo é que ele aproxima os povos e mostra que a busca pelo transcendente é o rumo da nossa caminhada. Em Niterói, vamos acolher a imagem com muito júbilo", pontuou o bispo.
Estiveram presentes ainda, na coletiva de imprensa, o vigário episcopal para Comunicação Social, padre Marcos William, o assessor de imprensa da Arquidiocese de Niterói, padre Leandro Freire, e o diretor do Círio em Belém (PA), Dr. Cézar Neves.
O Arcebispo do Rio não confirmou se a Festa de Nazaré passará a fazer parte do calendário oficial da Arquidiocese, mas o diretor do Círio em Belém falou sobre essa possibilidade: "Antes do Círio, a imagem visita vários locais da cidade de Belém e, de repente, o Rio de Janeiro pode se tornar uma extensão dessa visitação", explicou.
Ao final, Dom Orani convidou toda a população para participar dos eventos.: "Do dia 19 ao dia 21, tanto no Rio quanto em Niterói vamos participar e, assim, dar um sinal de que queremos paz, fraternidade e vida melhor".
Confira a programação completa
Dia 19
6h45 – Chegada da Imagem Peregrina, no Aeroporto Internacional Tom Jobim, no Galeão.
8h – Carreata até a Catedral Metropolitana. Bairros de passagem: Ilha do Governador, Olaria, Ramos, Del Castilho, Méier, Grajaú, Riachuelo, Maracanã, Tijuca, Estácio, Cidade Nova, Centro.
9h15 – Missa presidida por Dom Orani João Tempesta, na Catedral. Abertura oficial da exposição Círio de Nazaré.
14h – Saída da Catedral Metropolitana.
14h30 – Chegada da imagem na Paróquia Nossa Senhora de Copacabana, em Copacabana, zona sul do Rio.
16h – Missa Solene na Paróquia Nossa Senhora de Copacabana.
17h30 – Saída da Paróquia Nossa Senhora de Copacabana para a Catedral de São Sebastião.
19h10 – Procissão luminosa da Catedral até a Igreja de Sant’Ana, Centro.
Dia 20
6h45 – Saída da Igreja de Sant’Ana para TV Brasil.
8h00 – Missa transmitida pela TV Brasil.
9h30 – Saída da TV Brasil para o Centro Cultural da Marinha.
9h40 – Partida do Centro Cultural da Marinha com destino a Niterói, pela Baía de Guanabara.
10h40 – Chegada da Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Nazaré a Niterói.
11h15 – Partida de helicóptero da imagem com destino à Saquarema.
11h45 – Chegada em Saquarema.
14h30 – Retorno da imagem ao Rio de Janeiro.
14h55 – Chegada da imagem à Lagoa Rodrigo de Freitas.
15h10 – Saída da Carreata da Lagoa até Acari.
16h – Chega da imagem à Acari. Início do Círio de Nazaré.
17h – Celebração da Missa. Logo após a Missa, a imagem será levada para a Paróquia Nossa Senhora de Nazaré, no bairro de Anchieta, onde haverá programação especial com vigília até a manhã do dia 21 de setembro, quando segue para a Catedral Metropolitana do Rio de Janeiro.
Dia 21
8h30 – Chegada da imagem vinda de Anchieta e Missa presidida por Dom Orani, na Catedral.
10h – Saída da imagem da Catedral para o Santuário Cristo Redentor.
12h – Com a imagem no Santuário, inicia-se a Recitação do Ângelus.
13h30 – Partida da imagem em direção à Catedral.
14h – Chegada da imagem de Nossa Senhora de Nazaré à Catedral Metropolitana e encerramento da programação.
Siga o Canção Nova Notícias no twitter.com/cnnoticias
Conteúdo acessível também pelo iPhone – iphone.cancaonova.com