Com o tema: "Queremos participação no destino da nação", essa é a 13ª edição do grito que todos os anos reúne pastorais sociais e outras organizações no dia 7 de setembro – data em que se celebra a Independência do Brasil. Em Salvador, a concentração para o evento começa às 9 horas da manhã.
Nascido em 1995, o grito é um ato público nacional coordenado pela Conferência Nacional dos Bispos dos Brasil (CNBB) e outras entidades da sociedade civil organizada, que visa o engajamento da população nas decisões das políticas nacionais. A manifestação já inspirou outros países e também é realizada, no dia 12 de outubro, em outros vinte e três países das Américas Latina, Central e Caribe.
Uma novidade na programação do ato em Salvador é a realização de mais um momento ecumênico de oração na Praça da Piedade. Apesar de ser uma ação incentivada pela Igreja Católica, o Grito reúne também representantes de diferentes religiões.
A oração na Praça da Piedade será um momento construído entre diferentes religiões e que quer marcar este espaço como símbolo de manifestações da cidade.