Mensagem de Dom Walmor

Tragédia em Brumadinho: arquidiocese se solidariza com os atingidos

Dom Walmor lamenta nova tragédia ambiental em MG e pede urgência para minimizar a dor dos atingidos

Da Redação, com Assessoria da Arquidiocese de Belo Horizonte

Campanha da arquidiocese de Belo Horizonte

“A Arquidiocese de Belo Horizonte une-se a cada um dos atingidos, compartilhando suas dores”, afirma o arcebispo Metropolitano de Belo Horizonte, Dom Walmor Oliveira de Azevedo, em mensagem sobre o rompimento da barragem de Brumadinho (MG), nesta sexta-feira, 25.

Dom Walmor diz que essa é mais uma “abominação da desolação”, mais uma barragem rompida em Minhas Gerais (em novembro de 2015, uma barragem se rompeu em Mariana). O bispo salienta que os danos humanos e socioambientais são irreparáveis e apontam para a urgência evidente de repensar modelos de desenvolvimento que desconsideram o respeito à natureza, os parâmetros de sustentabilidade.

Na mensagem, o bispo enfatiza que a arquidiocese defende a natureza, obra do Criador. Ele pede orações pelas vítimas e renova o compromisso com a solidariedade. “É urgência minimizar a dor dos atingidos por mais esse desastre ambiental, sem se esquecer de acompanhar, de perto, a atuação das autoridades, na apuração dos responsáveis por mais um triste e lamentável episódio, chaga aberta no coração de Minas Gerais”.

“A justiça seja feita, com lucidez e sem mediocridades que geram passivos, com sentido humanístico e priorizando o bem comum, com incondicional respeito e compromisso com os mais pobres. Minas Gerais está de luto”, finaliza Dom Walmor.

Campanha de ajuda

Diante da tragédia, a arquidiocese faz uma campanha solidária para arrecadar roupas, alimentos e água para os atingidos pelo rompimento da barragem. 

As doações podem ser entregues no seguinte endereço: Rua Além Paraíba, 208 – Lagoinha. Telefone: 3423-2187

Também é possível doar pela conta:

Vicariato Episcopal para a Ação Social e Política
Agência – 3494-0
Conta Corrente: 26227-7

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo