Cultura

Tradicionais quadrilhas animam festas juninas

Quadrilheiro comenta tradição nas festas de Santo Antônio, São Pedro e São João

Denise Claro
Da redação

Quadrilha da Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, de Aracaju (SE). Foto: Jeane Gally/ Divulgação.

Dia 13 Santo Antônio, dia 24 São João e dia 29 São Pedro. Mês de junho é dia de festa em todo o Brasil. As festas juninas têm características próprias, como a culinária, bandeirinhas, as músicas, danças, brincadeiras, barraquinhas, e também as tradicionais quadrilhas.

Sua origem vem das “quadrilles” francesas, do séc. XVIII, uma dança de salão composta por quatro casais. Era dançada pela elite europeia e veio para o Brasil durante o período da Regência. Da Corte carioca, a quadrilha caiu no gosto do povo, e ganhou características próprias.

Paulo Henrique de Oliva é engenheiro agrônomo e quadrilheiro há cinco anos.

“Sempre gostei de assistir e observar os passos, os figurinos… todas as manifestações dos festejos juninos aqui são muito intensas… as quadrilhas são os espetáculos mais esperados, porque o público fica na expectativa de saber qual o tema, como será o figurino… então investem bastante em tudo: figurino, cenário, banda.”

O quadrilheiro Paulo Henrique de Oliva./ Foto: Jeane Gally- Divulgação.

Atualmente, Paulo participa da Quadrilha Junina Serenata Festeira, que teve início no ano de 2014, e é composta por jovens da Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, em Aracaju (SE).

Ele conta que na Paróquia já existia um grupo de dança de idosos de músicas regionais e culturais que sempre se apresentavam, e resolveu criar algo cultural para os jovens também. Tudo começou com uma brincadeira, que acabou tomando uma grande proporção.

O quadrilheiro explica que a cada ano as quadrilhas trabalham em cima de uma temática, conta-se uma história através da dança:

“Esse ano a quadrilha Serenata Festeira apresenta o tema ‘Abra o seu coração, sinta forte a emoção. Bem-Vindo ao mundo encantado da Serenata’. O tema fala do sertanejo que vive em muitas condições desfavoráveis mas nunca perde o sorriso… então a gente faz um convite ao público a entrar no clima e sorrir com a gente.”

Para os quadrilheiros, os trabalhos começam muito antes do mês de junho. Há grupos profissionais que se apresentam em festas e concursos estaduais e até nacionais. Há os ensaios e as confecções das roupas, que exigem tempo até ficar tudo perfeito.

A quadrilha da Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro conta com 41 componentes e terá várias apresentações durante este mês:

“Este ano já estamos dançando pensando e planejando a do ano de 2019! A cada ano cria-se essa expectativa e todos ficam querendo saber os detalhes e a surpresa da vez… isso é muito bom e nos estimula a fazer um espetáculo cada vez mais bonito.”, finaliza Paulo Henrique.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo