Em pronunciamento nesta sexta-feira, 25, Jair Bolsonaro anunciou que sobrevoará a região de Brumadinho neste sábado, 26
Da redação, com Agências
O Presidente da República, Jair Messias Bolsonaro, realizou no início da noite desta sexta-feira, 25, um pronunciamento acerca do rompimento da barragem localizada na cidade de Brumadinho, próxima a Belo Horizonte. De imediato, o presidente informou que foram enviadas tropas da 4ª Brigada da Infantaria de Juiz de Fora para auxiliarem no resgate e busca por vítimas da tragédia.
Segundo Bolsonaro, o Ministro de Desenvolvimento Regional, Gustavo Canuto, o Ministro de Meio Ambiente, Ricardo Salles, e o Ministro de Minas e Energia, almirante Bento Albuquerque estão a caminho de Belo Horizonte. O presidente informou também que um pedido para a criação de um gabinete de crise no Governo do Estado de Minas Gerais foi realizado. De acordo com Bolsonaro, o gabinete local, em conjunto com o criado em Brasília pelo Governo Federal, trabalharão em consonância para a tomada conjunta de decisões e procedências.
Neste sábado, 26, o presidente anunciou que sobrevoará a região de Brumadinho, acompanhado do Ministro da Defesa, Fernando Azevedo, para que juntos possam reavaliar os danos causados pelo rompimento da barragem. “Tomaremos todas as medidas cabíveis para minimizar o sofrimento de familiares das possíveis vítimas, bem como a questão ambiental. Por ora é o que temos a informar”, afirmou Bolsonaro ao concluir o pronunciamento.
Leia também
.: Tragédia em Brumadinho: arquidiocese se solidariza com os atingidos
.: Rejeito atingiu o Rio Paraopeba, diz Corpo de Bombeiros
O presidente já havia se manifestado por meio de sua conta no twitter sobre a tragédia. “Lamento o ocorrido em Brumadinho-MG”, afirmou Bolsonaro em uma de suas publicações. “Nossa maior preocupação neste momento é atender eventuais vítimas desta grave tragédia”, escreveu o presidente em outra publicação.
Repercussão
O governo da Argentina se solidarizou com o Brasil em decorrência do rompimento da barragem de Brumadinho, na região metropolitana de Belo Horizonte (MG).
“O governo argentino expressa seu pesar e condolências ao governo e ao povo do Brasil pelas numerosas vítimas fatais que foram provocadas pelo rompimento da barragem de contenção de resíduos da mineradora Vale, em Brumadinho, estado de Minas Gerais”, divulgou, em comunicado, o Ministério das Relações Exteriores da Argentina
A nota informa ainda que a expectativa do governo argentino é que as vítimas possam retornar a suas casas e que os feridos se recuperem logo. O número de pessoas atingidas não foi divulgado. A estimativa do Corpo de Bombeiros é que cerca de 200 pessoas estejam desaparecidas na região.