CEN

Texto-Base do 18º Congresso Eucarístico Nacional é lançado em Recife

Evento faz parte das atividades que antecedem Congresso, a ser realizado em novembro de 2020

Da redação, com Arquidiocese de Olinda e Recife

Nesta sexta-feira, 1º, a partir das 17h, a Arquidiocese de Olinda e Recife realizará o lançamento oficial do Texto-Base do XVIII Congresso Eucarístico Nacional.

O evento acontecerá no auditório da UNICAP, no centro da capital pernambucana, e tem entrada gratuita.

O lançamento do livro acontecerá nas livrarias católicas em todo o país, no próximo dia 12 de novembro.

Texto-Base

O Texto-Base de um Congresso Eucarístico visa nortear as reflexões e fornecer subsídios de

informações para as pastorais da Igreja, especialmente para a catequese e liturgia.

De acordo com o diácono Sérgio Vasconcelos, da Comissão Teológico-Pastoral do CEN 2020, a obra visa ajudar os fiéis católicos a uma melhor preparação para o Congresso Eucarístico do ano que vem, com temas que vão desde o mistério da Eucaristia até a parte espiritual e missionária.

Com 144 páginas, o livreto Texto-Base do XVIII Congresso Eucarístico Nacional possui sete capítulos produzidos por estudiosos e especialistas em diversas áreas de conhecimento.

Sobre o XVIII Congresso Eucarístico Nacional

A Arquidiocese de Olinda e Recife sediará, em 2020, o XVIII Congresso Eucarístico Nacional (CEN 2020) entre os dias 12 e 15 de novembro, na cidade do Recife (PE). Os municípios de Olinda e São Lourenço da Mata, região metropolitana da capital pernambucana, também receberão alguns eventos do Congresso. O CEN 2020 traz como tema: “Pão em todas as mesas”, e o lema: “Repartiam o Pão com alegria e não havia necessitados entre eles”.

O XVIII CEN contará com as Celebrações de Abertura e da 1ª Comunhão Eucarística, na Arena de Pernambuco, em São Lourenço da Mata. Em Olinda, será realizada a Vigília das Juventudes, no Classic Hall, além da Feira Católica CEN 2020, Exposição Servos de Deus e do Simpósio Teológico, no Centro de Convenções. Já no Recife, o Concerto Sacro, no Teatro de Santa Isabel, Cerimônia de Encerramento, no Marco Zero da cidade, e Procissão de Encerramento até a Basílica do Carmo, na mesma localidade.

A realização do 18º CEN acontece com a participação das províncias eclesiásticas de Pernambuco, Paraíba, Alagoas e Rio Grande do Norte, pertencentes ao Regional NE2 da CNBB. O anúncio da escolha da Igreja Participar de Olinda e Recife como sede foi realizado durante a 55ª Assembleia Geral da CNBB, em 2017.

Os Congressos Eucarísticos Nacionais acontecem em todo o mundo, e aqui no Brasil é realizado normalmente a cada quatro anos. O encontro visa reunir os fiéis católicos em torno da Eucaristia, que é o centro da fé católica: Corpo e Sangue de Jesus Eucarístico.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo