DESEMPREGO

Taxa de desocupação aumenta para 12,7 milhões, segundo IBGE

São 368 mil pessoas a mais em busca de emprego no período comparado ao trimestre anterior, aponta a pesquisa

Da redação, com IBGE

De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a taxa de desocupação no país chega a (12,9%) no trimestre encerrado em maio. Houve crescimento de 1,2 ponto percentual em relação ao trimestre de dezembro de 2019 a fevereiro de 2020 (11,6%). São 12,7 milhões de pessoas desocupadas, 368 mil a mais frente ao trimestre anterior, informou a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua), do IBGE.

Ainda segundo a pesquisa, o nível de ocupação (percentual de pessoas ocupadas em idade de trabalhar) caiu para 49,5%, a menor da série histórica iniciada em 2012. Já a população ocupada (85,9 milhões) caiu 8,3% (7,8 milhões de pessoas a menos) em relação ao trimestre anterior e de 7,5% (7,0 milhões de pessoas a menos) em relação ao mesmo trimestre de 2019. Ambas as quedas foram recordes da série histórica, segundo o IBGE.

Leita também
.: Especialista fala de aprimoramento profissional para o pós-pandemia

Por fim, a população desalentada — aqueles que estão fora do mercado de trabalho por não conseguir uma vaga, não ter experiência, ser muito jovem ou idoso e não encontrar trabalho no local que reside — chegou a 5,4 milhões de pessoas, outro recorde na série. Aumento de 15,3% frente ao trimestre anterior.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo