Trabalho

Desemprego recua para 11,2% e empregos formais registram alta

Dados divulgados pelo IBGE apontam que houve queda no número de pessoas desempregadas se comparado ao último trimestre

Da redação, com IBGE

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), por meio da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio (PNAD), aponta que o número de desocupados no país caiu para 11,2% no trimestre que se encerrou em janeiro. Uma queda de 0,4% se comparado ao trimestre anterior (de agosto a outubro de 2019), quando o número de desempregados era de 11,6%. Sendo assim, atualmente no Brasil são 11,9 milhões de pessoas desocupadas.

Em relação ao trimestre anterior, o contingente de pessoas ocupadas (94,2 milhões) apresentou estabilidade. Se comparado ao mesmo período de um ano atrás, porém, houve crescimento da ocupação, um adicional de 1.860 mil pessoas.

“O nível da ocupação, que mede o percentual de pessoas ocupadas em idade de trabalhar, manteve-se estável (54,8%) em relação ao trimestre antecedente, mas subiu em relação ao mesmo período do ano anterior, quando era estimado em 54,2%”, comenta a analista da PNAD Contínua, Adriana Beringuy.

O contingente de pessoas desalentadas se manteve estável em 4,2%, próximo do nível máximo da série histórica, atingido em 2019 (4,4%). No grupo dos empregados sem carteira assinada também houve estabilidade em relação ao trimestre anterior, mas crescimento de 3,7% em relação ao ano anterior (mais 419 mil pessoas).

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo