O website www.presbiteros.com.br foi lançado em 26 de junho de 2005, pelo Padre Antônio Carlos Rossi Keller, da Arquidiocese de São Paulo, hoje Bispo de Frederico Westphalen (RS). Neste ano de 2009, a página assume um novo visual, lançado nesta quarta-feira, 25.
O canal tem como dirigentes Padre André Schröer, da Diocese de Novo Hamburgo (RS), Padre Demétrio Gomes, da Arquidiocese de Niterói (RJ), e Padre Placimario Ferreira, da Arquidiocese de Brasília (DF), e conta com a colaboração de diversos presbíteros do país.
O seu objetivo é oferecer aos sacerdotes uma diversidade de materiais de teologia moral, espiritualidade, pastoral e liturgia, além de sugestões de roteiros para as homilias dominicais, notas explicativas da Bíblia, arquivos de aúdio e vídeo e notícias da Igreja no Brasil e no mundo.
Voltado para os padres de diversos lugares e orientações, o site "quer ser um ambiente dentro da internet, onde o sacerdote pode encontrar conteúdo para sua prática pastoral no dia a dia", disse Padre Placimario, em entrevista ao noticias.cancaonova.com.
O dirigente da página recordou que o site foi relançado justamente quando o Papa Bento XVI anunciou a abertura do Ano Sacerdotal, de junho de 2009 a junho de 2010, ligado aos 150 anos de falecimento do Santo Cura d'Ars, São João Maria Vianney.
"A nossa preocupação, em primeiro lugar, é com o sacerdote", disse o padre, ao explicar a proposta da página em contribuir com o ministério e formação dos sacerdotes. Destacou ainda que o presbíteros.com.br não é um website de um movimento da Igreja Católica, mas é feita por "sacerdotes de diversas partes do país que se preocupam com a formação de seus irmãos".
Ao comentar sobre o anúncio feito pelo Pontifício Conselho para as Comunicações Sociais a respeito da preparação de um documento sobre a internet, Padre Placimario ressaltou que nunca "podemos esquecer que a internet é mais um meio de comunicação, e os meios não são a comunicação e nem a nossa finalidade. Se a nossa finalidade é evangelizar, a internet pode se tornar um meio para isto".
"Iremos contribuir com a Igreja inteira, pois são os sacredotes que vão formar os leigos – santificados através dos sacramentos – e orientá-los na vivência do seu batismo", concluiu Padre Placimario.
Conteúdo acessível também pelo iPhone – iphone.cancaonova.com