A Arquidiocese e a cidade do Rio de Janeiro vivem a expectativa para a chegada dos Símbolos da Jornada – Cruz Peregrina e Ícone de Nossa Senhora que acontece no dia 6 de julho, às 7h, em Santa Cruz, vindos da Diocese de Itaguaí.
"Essa Cruz já percorreu quase o mundo inteiro e foi entregue aos jovens para que eles levem a mensagem de Jesus Cristo a todos os povos e nações. Em setembro de 2011, ela chegou a São Paulo e, a partir daí, percorreu todo o país passando por igrejas, praças, instituições, escolas, universidades, unidades
prisionais, comunidades indígenas, entre outros. Eis que, já próximos da Jornada, não só a Cruz, mas também o Ícone de Nossa Senhora, chegam em terras cariocas e, pelo calor da acolhida, já temos uma mostra do acolhimento que faremos durante a JMJ, destacando, assim, esse sinal do povo do Rio, que acolhe a todos e sabe que em Cristo Jesus está a nossa salvação", ressaltou Dom Orani.
O destaque do dia 6 será a “Festa do Acolhimento”, às 17h, na Catedral Metropolitana de São Sebastião, no Centro, com a chegada dos Símbolos, Missa, e benção das famílias que acolherão os peregrinos nacionais e internacionais da JMJ Rio2013. Além disso, após a celebração, a Cruz e o Ícone sairão em procissão até os Arcos da Lapa para o início, às 19h, do evento “No Coração da Jornada”.
"Quando o Papa Emérito, Bento XVI enviou os símbolos para o Brasil fez um pedido especial. Ele pediu que deixássemos que os jovens tocassem na Cruz de Cristo. Foi o que tentamos fazer até hoje e diversas dioceses já puderam viver isso. Nos preocupamos em fazer com que os próprios brasileiros pudessem monitorar, acompanhar e viver essa experiência. (…) Para nós, cariocas, anfitriões da Jornada em 2013, será uma experiência particular com estas relíquias. Com certeza, os momentos passados durante esta visita serão muito fortes e marcarão para sempre as nossas vidas, destacou o Diretor do Setor Pré-Jornada, responsável pela peregrinação dos Símbolos", Padre Jefferson Merighetti.
Serão 17 dias de peregrinação pela cidade e os locais a serem visitados incluem, entre outros: missa na TV Brasil; visita aos presídios de Bangu e à Escola Municipal Tasso da Silveira; programação cultural na Candelária, com apresentação do coral de jovens da Califórnia, nos Estados Unidos, “Pacific Boy Choir”; passagem pela Central do Brasil; visita ao Cristo Redentor; subida pela escadaria ao Santuário da Penha, oração do terço e missa no Complexo do Alemão; catequese com Dom Orani e Cardeal Rylko na Catedral; visita às praias cariocas e missa no Arpoador; e presença dos símbolos na Expo-Católica, no Riocentro, finalizando no palco da praia de Copacabana, em função da abertura da JMJ Rio2013.
"A chegada dos Símbolos da Jornada Mundial da Juventude é um sinal de que realmente a JMJ Rio2013 se aproxima. A Cruz é o símbolo máximo da expressão do amor de Deus por nós e a JMJ representa expressão de amor e fé", disse a jovem paroquiana da Igreja Santa Luzia e São Raimundo Nonato, Marcela Nogueira.
"Fico muito feliz dos Símbolos realmente chegarem perto de nós e não terem ficado tão longe, pelo simples fato de já carregarmos eles em nossos corações, mas sabe como é, né? É igual a futebol… Você concentra, diz que está tranquilo, mas quando chega a hora a emoção vai a mil", comparou Fabiano Jacaré, da Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora, no Jacarezinho.
"Que a chegada da Cruz Peregrina e do Ícone de Nossa Senhora cause um despertar para a construção de uma nova civilização, onde reine Deus, a paz e a justiça social", desejou a paroquiana da Igreja Nossa Senhora do Bonsucesso de Inhaúma, em Bonsucesso, Denises Manhães de Almeida.
A programação completa da peregrinação dos Símbolos da JMJ no Rio de Janeiro pode ser vista no site oficial da arquidiocese: arqrio.org.