Dom Sebastião: “A intenção da liturgia do regional é que amplie, alargue a tenda nesse aspecto litúrgico. Não só aos ministérios que ainda vão acontecer”
Da Redação, com CNBB
O Setor Espaço Litúrgico da Comissão Episcopal para a Liturgia da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) segue levando aos regionais da entidade as formações sobre arquitetura e arte sacra. No último final de semana, entre os dias 7 e 9, o Regional Nordeste 5 recebeu a assessora do setor, Raquel Tonini Rosenberg Schneider, que orientou o I Seminário Regional de Arquitetura e Arte Sacra.
Nordeste 5 e Norte 2
O seminário realizado no Maranhão pela Comissão Regional para Animação Litúrgica, através do Setor de Espaço Litúrgico, foi sediado na diocese de Imperatriz. O objetivo foi “aprofundar o conhecimento e melhorar ainda mais a qualidade dos projetos e obras artísticas e sacras”. Participaram 39 pessoas, entre elas, representantes das dioceses do Maranhão, e da diocese de Bragança (PA), no Regional Norte 2 da CNBB.
O coordenador regional da Comissão para a Animação Litúrgica do Regional Nordeste 5, Reginaldo Magalhães, contou que esse primeiro seminário teve a proposta de articulação e implatação do setor espaço litúrgico no Regional e em cada diocese. “Que as dioceses ou pelo menos subdivisões tenham essa referência do espaço celebrativo. Foi o primeiro de muitos. Nós estamos em um processo agora de construção, de formação e de criação desses setores”, afirmou.
Para dom Sebastião Duarte, bispo diocesano de Caxias do Maranhão e referencial para a liturgia no Regional Nordeste 5, com este seminário a ideia é ampliar conhecimentos.
“A intenção da liturgia do regional é que a gente amplie, alargue a tenda também nesse aspecto litúrgico. Não só aos ministérios que ainda vão acontecer os encontros, não só a música e o canto, não só a pastoral litúrgica. Mas, para nos ocuparmos também dessa questão dos espaços onde nós vivemos a nossa fé, onde praticamos as nossas celebrações e que deve por si mesmas já expressar aquilo que nós celebramos e que nós cremos”, evidenciou dom Sebastião.
Outras atividades
Ainda no Regional Nordeste 5, foi realizado no início de maio o Congresso Diocesano sobre o Espaço Litúrgico, na diocese de Balsas. Como a temática “A Igreja edifício, moldada pela Liturgia, é por ela mesma, Mistagógica”, o encontro buscou atualizar o conhecimento a cerca do Espaço Litúrgico e Arte Sacra e contou com a assessoria de Raquel Tonini.
As próximas atividades do Setor serão lives de aprofundamento, ainda neste mês de junho e em julho, e um encontro da Pastoral do Artista Sacro, marcado para outubro.