Dia 05 de Agosto é o Dia Nacional da Saúde, mas devemos cuidar dela todos os dias. Os hábitos da vida moderna têm contribuído para que os brasileiros ocupem o segundo lugar no ranking dos mais estressados do mundo, segundo o ISMA (International Stress Management Association).
Sintomas como cansaço físico e emocional, irritação, angústia, sensação de estar sem forças, desmotivação, são fatores que, segundo o Hospital do Coração de São Paulo, indicam stress.
O stress já é considerado o mal do século XXI pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e é visto como principal causador para o aparecimento de doenças crônicas. De acordo com a Associação Brasileira de Stress, mais de 50% das mortes ocorrem em razão de doenças ligadas ao stress.
As pesquisas revelam, cada vez mais, uma forte associação entre stress excessivo e o desenvolvimento de várias doenças, como câncer, hipertensão, enfarte, úlceras, diabetes, entre outras.
Mas, embora combater esse mal não seja fácil, desenvolver hábitos saudáveis desde a juventude pode ajudar a vencê-lo.
Com a intenção de informar e educar para comportamentos mais saudáveis, o Sesc Rio, antecipou o Dia Nacional da Saúde para esta sexta-feira, 3 de agosto, e realiza uma grande ação de saúde, das 7h30 às 16h30, no pátio da Igreja Santo Afonso (R. Major Ávila, 131 – Tijuca).
Serão oferecidos, gratuitamente, testes de glicose e colesterol, aferição de pressão arterial, auto-exame da boca, orientação de lesões bucais e cuidados com a prótese, orientação nutricional, corte de cabelo e embelezamento das mãos são alguns dos serviços de educação em saúde que serão oferecidos.
Esquetes teatrais vão dar dicas de como se levar um estilo de vida mais saudável. Para combater o sedentarismo serão realizadas diversos aulões de alongamento, tae-chi-chuan e ginástica. Teste de avaliação do nível de stress também serão aplicados.
A grande novidade fica por conta da palestra de alimentos alternativos que vai ensinar como eles podem ajudar na prevenção de doenças. A comunidade poderá aprender através de dicas nutritivas e saudáveis sobre a alimentação balanceada e as funções dos alimentos na prevenção de doenças.
Os alimentos funcionais, que podem ser definidos como aqueles que produzem benefícios à saúde além dos nutrientes tradicionais, são a grande revelação da nutrição nos últimos anos. A partir da década de 90, a atenção a essa categoria de alimentos tem sido crescente, por causa de suas propriedades preventivas de doenças.
São considerados alimentos funcionais a soja, o peixe, as frutas cítricas, o alho, a cenoura, a abóbora, a aveia, o espinafre, o brócolis e a couve, entre outros. Alimentos que garantem a boa saúde, quando fazem parte de uma dieta que contém a variedade de alimentos que o organismo necessita.