Trabalho

Segundo IBGE, taxa de desemprego é de 11,7% em último trimestre

Atualmente são 12,4 milhões de brasileiros em busca de uma colocação no mercado de trabalho

Da redação, com IBGE

Atualmente o Brasil conta com 12,4 milhões de desempregados / Foto: Agência Brasil

De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a taxa de desocupação no trimestre móvel encerrado no mês de outubro ficou em 11,7% ‫― houve variação de -0,6 ponto percentual com relação ao trimestre anterior, de julho.

Com base nestes números, o Brasil conta hoje com 12,4 milhões de pessoas desempregadas — são 517 mil a menos com relação ao último trimestre. As informações, divulgadas pelo IBGE nesta quinta-feira, 29, fazem parte da pesquisa nacional por amostra de domicílio ― Pnad Contínua.

O número de pessoas desalentadas (4,7 milhões), aquelas que desistiram de procurar por uma nova vaga, ficou estável em relação ao trimestre maio a julho de 2018 e subiu 10,6% em relação ao mesmo trimestre de 2017 (4,3 milhões).

Já o número de empregados no setor privado com carteira assinada, incluindo trabalhadores domésticos, foi de 32,9 milhões de pessoas, ficando estável tanto em ambas as comparações, manteve-se estável em ambas as comparações.

Já o número de empregados sem carteira assinada (11,6 milhões) subiu 4,8% na comparação com o trimestre anterior (mais 534 mil pessoas). Em relação ao mesmo trimestre de 2017, subiu 5,9%, um adicional de 649 mil pessoas. A categoria dos trabalhadores por conta própria (23,6 milhões) cresceu 2,2% na comparação com o trimestre anterior (mais 497 mil pessoas).

Por fim, o rendimento médio real habitual (R$ 2.230) ficou estável em ambas as comparações, assim como a massa de rendimento real habitual (R$ 202 bilhões).

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo