Participantes farão hoje as provas de matemática e de ciências da natureza; Exame terá duração de cinco horas
Da redação, com Agência Brasil
O segundo dia de reaplicação do ENEM acontece nesta quarta-feira, 24. O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) está sendo realizado para pessoas privadas de liberdade.
Os candidatos que tiveram as provas canceladas por causa do agravamento da pandemia da Covid-19 também fazem a prova. Também tiveram direito à reaplicação os que apresentaram sintomas da Covid-19 ou de outra doença infectocontagiosa, e os prejudicados por questões logísticas.
A prova de reaplicação do ENEM
Neste segundo dia de reaplicação do ENEM, os participantes farão as provas de matemática e de ciências da natureza. O exame terá duração de cinco horas para a resolução das questões objetivas.
Na terça-feira, 23, a prova de reaplicação do ENEM foi de redação, linguagens e ciências humanas.
Inscritos
Ao todo, segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), 276 mil estão inscritos para esta reaplicação. Ela ocorre em 1.481 municípios brasileiros. Desses, 41.864 pessoas farão o ENEM para adultos privados de liberdade e jovens sob medida socioeducativa.
Mais 235 mil que estavam inscritos no ENEM regular, estão refazendo o exame. Eles tiveram sintomas de Covid-19 ou outras doenças, ou foram prejudicados por questões logísticas, como falta de luz no local de prova.
Mesmas regras
A reaplicação seguirá as mesmas regras do ENEM regular. Os horários de aplicação serão os mesmos. Os portões abrem às 11h30, no horário de Brasília, e fecham às 13h. A recomendação é que os estudantes cheguem com antecedência para evitar aglomerações.
O que é permitido e o que não é permitido
A lista do que é ou não permitido é também semelhante à aplicação regular. Os participantes deverão levar um documento oficial com foto – não é permitida a apresentação de documento digital. Além de caneta preta de material transparente e máscara de proteção facial. Aqueles que estiverem sem máscara serão impedidos de fazer o exame.
Resultados
Os resultados finais, tanto do ENEM digital quanto do ENEM impresso e da reaplicação, serão divulgados no dia 29 de março.
Leia mais
.: Enem 2020: 1º dia de prova tem 51,5% de abstenção
.: Segundo dia do Enem 2020 tem abstenção de 55,3%
Uso das notas do ENEM
As notas do ENEM poderão ser usadas para ingressar no ensino superior. Elas também poderão ser usadas para participar de programas como o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), Programa Universidade para Todos (ProUni), e Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).