transmissão

São Bernardo do Campo confirma primeiro caso de febre amarela autóctone

Desde 1942, o país não registrava casos de febre amarela contraída em cidades 

Agência Brasil

A prefeitura de São Bernardo do Campo (SP) confirmou o primeiro caso de febre amarela autóctone, de um homem de 35 anos que está internado em uma unidade de terapia intensiva no Hospital de Clínicas, em São Paulo. Desde 1942, o país não registrava casos de febre amarela contraída em cidades. 

O paciente, que não havia se vacinado, também não viajou nos últimos meses – o que indica que a doença é autóctone. A confirmação foi feita pelo laboratório da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, que investiga mais dois casos. Na semana passada, o município confirmou o caso de um morador de 33 anos, diagnosticado após viagem à cidade de Mairiporã, que decretou estado de emergência devido ao surto de febre amarela.

Leia mais
.: Especialista tira dúvidas sobre febre amarela
.: Febre amarela: OMS acompanhará fracionamento da vacina
.: Em São Bernardo do Campo, escolas são utilizadas como postos de vacinação contra a febre amarela

Foram imunizadas, em São Bernardo do Campo, mais de 160 mil pessoas desde 25 de janeiro, quando a campanha começou. O resultado representa apenas 24% da meta. A prefeitura quer vacinar 90% da população e dispõe de 707 mil doses da vacina. A campanha de vacinação ocorre em 102 escolas, das 9h às 16h, e nas 34 unidades básicas de Saúde, de segunda a sexta, das 7h às 17h.

O balanço do Ministério da Saúde do último dia 30 mostra que o país teve 213 casos de febre amarela e 81 de mortes desde julho do ano passado. Todos são casos silvestres da doença, quando a transmissão ocorre pelos mosquitos Haemagogus e Sabethes. Foram notificados 1.080 casos suspeitos, sendo 432 descartados e 435 que permanecem em investigação.

*Texto alterado às 9h58 de hoje, 6, para corrigir informação repassada pela prefeitura de São Bernardo do Campo de que a transmissão era pelo Aedes aegypti

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo