75 anos

Santuário de Schoenstatt receberá fieis de todo o país para o 3º TaborFest

Celebração marca os 75 anos do ideal Tabor e a entronização da Mãe Rainha na Catedral de Londrina, em 20 de abril de 1947

Ronnaldh Oliveira
Da Redação

O Jubileu de 75 anos do Ideal Tabor no Brasil marca festividades do Movimento de Shoenstatt / Foto: Divulgação

O Movimento Apostólico de Schoenstatt celebra os 75 anos da proclamação do Ideal Tabor. Foi realizado em 20 de abril de 1947, por seu fundador,  durante sua primeira visita ao Brasil na cidade de Londrina (PR), conhecida nacionalmente como o “coração” do movimento no país.

A festa celebra também a entronização da imagem da Mãe Rainha e Vencedora Três Vezes Admirável de Schoenstatt na Catedral de Londrina, realizada pelo padre José Kentenich nessa mesma data. São convidados todos os membros da família de Schoenstatt Nacional, bem como todos os participantes da Campanha da Mãe Peregrina e Terço dos Homens.

A comemoração, que recebe o nome TaborFest, está em sua terceira edição e deve reunir em Londrina, nos dias 20 e 21 de abril, leigos, padres diretores e membros da Central Nacional vindos de vários locais do país. Além disso, deve mobilizar outras milhares de pessoas por meio das transmissões on-line das celebrações e festejos realizados.

Cada Santuário do Brasil também irá fazer sua comemoração. Atualmente, há 23 santuários espalhados pelo Brasil, além de outros dois em construção – um em Maringá e outro em Ibiguaçu (SC).

O diretor nacional do Movimento Apostólico de Schoenstatt, padre Vandemir Meister, comenta em detalhes essa espiritualidade. Assista abaixo: 

Programação

As festividades começam amanhã, 20, às 20 horas, com a Celebração da Luz do Tabor.  Uma Vigília em Adoração a Jesus Eucarístico sucede a Missa no Santuário de Schoenstatt Tabor Esmagadora da Serpente.

Já na quinta-feira, 21, feriado nacional, as celebrações se iniciam às 8h30, também no Santuário. Às 15h45, realiza-se uma peregrinação até a Catedral Metropolitana de Londrina, encerrando-se às 18h com a missa presidida pelo arcebispo metropolitano. No trajeto, às 16h, os peregrinos, autoridades municipais e eclesiais participam da benção da placa dedicada ao padre José Kentenich, instalada no Bosque Municipal de Londrina.

Santuário de Shoenstatt, que em todo o Brasil por meio de seus fiéis celebram jubileu.

O significado da festa

O Ideal Tabor, que recebe o nome do monte localizado em Israel, onde ocorreu a transfiguração de Jesus, traduz a missão do Movimento para o Brasil. Quando chegou ao país, o padre já expressou o objetivo de sua viagem afirmando: “Queremos transformar toda a terra brasileira em um Tabor de glórias de Cristo e Maria”.

Na atualidade, o ideal e a missão Tabor significam revelar as glórias de Cristo e de Maria por meio do projeto de vida de cada schoenstattiano junto à sua família, em seu trabalho e na sociedade.  

O TaborFest e seu objetivo atual

Em 1997, realizou-se o primeiro encontro nacional do Tabor, já intitulado TaborFest.  Reuniu, em Londrina, representantes de todos os ramos e comunidades de Schoenstatt do Brasil. Este foi um primeiro marco para a consolidação da identidade nacional do Ideal Tabor. Somente em 2007 o segundo encontro foi realizado. Após 15 anos, depois da última festa, o Movimento celebra novamente a Proclamação do Ideal Tabor.

O Evento este ano busca responder perguntas tais como: o que representa a celebração do Tabor em tempos de Pandemia? O que nos convida a Divina Providência a compartilhar com o mundo? Qual a riqueza que a família de Schoenstatt do Brasil tem para oferecer à sociedade contemporânea?

A celebração busca dar a conhecer, às gerações atuais, toda a riqueza do Ideal Tabor. Além disso, convocar cada membro Shoenstatteano das mais diversas localidades do Brasil a viver a Missão proposta pelo Movimento.  A meta é ser um aliado do padre Kentenich para “fazer passar o carro de triunfos da Querida Mãe de Deus!”.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo