Única no Brasil

Santuário de Nazaré doa primeira relíquia da Casa de Maria para o Brasil

Pedra da Casa de Maria em Nazaré (Israel) poderá ser vista no Espaço do “Sim” da Fazenda da Esperança; local será inaugurado neste domingo, 17

Julia Beck
Da redação

Relíquia já pode ser vista no Espaço do “Sim”/ Foto: Denise Claro – Canção Nova

A Fazenda da Esperança, localizada em Guaratinguetá (SP), passará a ser o único lugar do Brasil a abrigar uma pedra autenticada da Casa de Maria, em Nazaré (Israel). A relíquia, que relembra o momento histórico em que Maria disse seu “sim” à vontade de Deus, ficará exposta no Espaço do “Sim”, que será inaugurado neste domingo, 17, na sede da comunidade terapêutica que atua desde 1983 no processo de recuperação de pessoas que buscam a libertação de seus vícios, principalmente do álcool e da droga.

Leia também
.: Fundador da Fazenda da Esperança recebe reconhecimento mundial
.: Projeto convida jovens para experiência missionária

Reitor da sede da Fazenda da Esperança, padre Christian Heim/ Foto: Arquivo Pessoal – padre Christian

O reitor da sede da Fazenda da Esperança, padre Christian Heim, destacou que a relíquia animará os fiéis a dizerem o seu “sim”, como Maria, à vontade de Deus. “O Espaço do ‘Sim’ e a presença dessa relíquia é algo muito especial. A recuperação de quem chega na Fazenda não acontece sem o ‘sim’ desse jovem, sem o ‘sim’ da mãe que dobrou o joelho e rezou por ele nos momentos de dificuldade, sem o sim dos consagrados que acolhem esses jovens. Então é uma providência divina que nós recebamos esse presente para toda a nossa comunidade”, frisou.

O fundador da Fazenda Esperança, frei Hans Stapel, franciscano da Ordem dos Frades Menores, OFM, conta que a ideia do espaço nasceu há três ou dois anos durante uma peregrinação dos membros da comunidade terapêutica para a Terra Santa. Na ocasião, frei Hans encontrou-se com o frei Bruno Varriano, reitor do Santuário da Anunciação em Nazaré (Israel), durante uma entrevista para o telejornal da Canção Nova – Canção Nova Notícias, e comentou sobre os trabalhos realizados na Fazenda da Esperança.

Frei Hans, fundador da Fazenda da Esperança/ Foto: Wesley Almeida – Canção Nova

“Quando ele [frei Bruno] ouviu como ocorre a recuperação dos jovens na Fazenda da Esperança, como eles colocam a Palavra de Deus em prática e nasciam para uma vida nova, ficou muito emocionado e disse: ‘Podemos dizer que isso é uma continuação daquilo que aconteceu há 2 mil anos, quando a Palavra se encarnou em Maria’. Foi algo muito especial, muito de Deus. Foi então que o frei Bruno comentou: ‘Devemos fazer alguma coisa juntos’”, contou, padre Christian, que também estava presente na peregrinação.

Veja
.: Testemunho: Santuário da Esperança na Fazenda da Esperança

A partir do encontro entre os freis, o fundador da Fazenda Esperança revela que iniciaram os preparativos para a concretização da parceria entre o Santuário de Nazaré e o Santuário do Pai da Esperança. “Ano passado, levamos um vitral para Nazaré e eles nos doaram uma pedra de onde o anjo anunciou a Maria”, contou. Como a pedra seria a única existente no Brasil, frei Hans afirma ter sentido que a relíquia deveria ter um lugar especial para que o povo pudesse vê-la.

“Foi então que chamamos esse local de Espaço do ‘Sim’. Esse sim que Maria disse ao anjo e por causa desse sim, mudou a história da humanidade. Nós queremos que as pessoas possam vir, que visitem e também possam dar o seu sim à vontade de Deus, para viver a Palavra, para amar o irmão e tantos outros ‘sins’ que nós podemos e devemos dar ao longo de nossas vidas. Então será um lugar muito especial”, sublinhou frei Hans.

Relíquia é uma pedra da Casa de Maria de Nazaré (Israel)/ Foto: Denise Claro – Canção Nova

Os fiéis e o Espaço do “Sim”

Após a inauguração, o Espaço do “Sim” ficará aberto para visitação. De acordo com o padre Christian Heim, a Fazenda da Esperança tem como projeto futuro fixar uma data mensal para que sejam realizadas atividades no espaço. “Queremos promover momentos com os romeiros e com os jovens em recuperação”, explicou.

O sacerdote destacou que o espaço está localizado no Vale do Paraíba, berço de muitos locais visitados por romeiros e peregrinos, como o Santuário de Aparecida, o Santuário de São Frei Galvão, o Santuário do Pai das Misericórdias e a Comunidade Canção Nova. “Estamos no caminho da fé, onde nasceram tantas vidas religiosas. (…) Nesse contexto de vários santuários, lugares de devoção, esse lugar do ‘Sim’ vem para somar”, frisou.

 

Detalhe dos vitrais do Espaço do “Sim”/ Foto: Denise Claro – Canção Nova

Frase presente no Espaço do “Sim”/ Foto: Denise Claro – Canção Nova

“Que através desse espaço possamos levar esperança, pois queremos ser sinal da esperança no mundo de hoje”, completou padre Christian. Frei Hans afirmou: “Tenho certeza que será um lugar que atrairá os romeiros, porque não tem outro”.

A inauguração

Frades da Terra Santa, bispos de Roma, jovens de outras Fazendas do mundo, peregrinos e amigos estarão presentes na inauguração do Espaço do “Sim”. Segundo a programação, as festividades serão iniciadas no sábado, 16, com o show da Banda Solo de Esperança. No domingo, os fiéis poderão participar da missa às 9h com o arcebispo de Aparecida, Dom Orlando Brandes, da inauguração do espaço e de uma Festa Internacional da Família da Esperança com comidas típicas de vários países.

Veja
.: Fazenda da esperança conta com ajuda de voluntários 

A festa de inauguração também festejará os 20 anos da Família da Esperança, associação internacional de fiéis, que é reconhecida pela Igreja e sustenta toda a Obra da Fazenda da Esperança.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo