Jubileu dos 250 anos de peregrinação ao Santuário localizado em Caeté (MG) será celebrado pelo Arcebispo de Belo Horizonte, Dom Walmor
Da redação, com Acidigital
A Arquidiocese de Belo Horizonte (MG) celebra, neste sábado, 30, 250 anos de peregrinação ao Santuário de Nossa Senhora da Piedade, em Caetés. O Santuário recebe todos os anos mais de 500 mil fiéis que peregrinam para agradecer e pedir graças pela intercessão da Virgem da Piedade.
No marco desta celebração do Jubileu dos 250 anos de peregrinação ao Santuário de Caeté, o Arcebispo de Belo Horizonte, Dom Walmor Oliveira de Azevedo presidirá uma Missa na Ermida da Padroeira, hoje, e também fará uma homenagem aos amigos e benfeitores do Santuário, com entrega da Medalha Comemorativa.
Uma história de milagres
Conforme explica o site do Santuário de Nossa Senhora da Piedade, tudo começou quando uma jovem, surda e muda, passou a falar e a ouvir após testemunhar uma aparição da Virgem Maria no alto da Serra da Piedade. A história tornou-se conhecida pela região, atraindo peregrinos para o território dedicado a Maria, Mãe da Piedade.
Os relatos do milagre chegaram aos ouvidos do português Antônio da Silva Bracarena, que estava no Brasil em busca de riquezas e se converteu ao tomar conhecimento de tal fato. Tocado pelo milagre, Bracarena decidiu viver como eremita no alto da Serra e investir tudo o que possuía na construção da pequena igreja. Foi no dia 30 de setembro de 1767, que Bracarena recebeu a autorização para erguer a Ermida de Nossa Senhora da Piedade.