25 de outubro

Santuário celebra 260 anos de profissão religiosa de Frei Galvão

Frei Galvão é anualmente celebrado em 25 de outubro

Denise Claro
Da redação 

frei galvao

Santuário celebra 260 anos de profissão religiosa de Frei Galvão./ Foto: Wesley Almeida- Canção Nova

Nesta segunda-feira, 25, é celebrado o dia de Frei Galvão, primeiro santo brasileiro. Neste ano em especial, o Santuário Frei Galvão, em Guaratinguetá (SP), comemora o aniversário de 260 anos da profissão religiosa de Frei Galvão. 

Conhecido como “o homem da paz e da caridade”, Antônio de Sant’Anna Galvão de França nasceu no dia 10 de maio de 1739 na cidade de Guaratinguetá. Recebeu o reconhecimento canônico em 2007, e desde então é honrado e venerado nos altares da Igreja como santo. 

Frei Leandro Costa, da Fraternidade Franciscana Frei Galvão e responsável pela comunicação do Santuário, em Guaratinguetá, lembra que graças e milagres foram operados por Deus no ministério do santo. Ele conta que Frei Galvão vivia experiências místicas:

“A levitação, por exemplo, é um pertencimento total a Deus. Como num abraço total que Deus lhe dá, fazendo-o elevado mais que os demais. A bilocação (estar em mais lugares), outra graça a ser entendida em termos de exemplo. A atenção, sensibilidade e interesse desmedido pelos necessitados o colocou em dois locais, prestando socorro. Outra situação, a ousadia e criatividade ao conceber divinamente as pílulas… Por alguma razão, não podendo comparecer no local e com as pessoas que o chamavam, ele deu um jeito de se fazer presente.”

Frei Galvão é anualmente celebrado em 25 de outubro./ Foto: Wesley Almeida- Canção Nova

Para o religioso, em termos de devoção no Brasil, Frei Galvão ainda é um ilustre desconhecido. 

“Reconhecemos a necessidade de fazê-lo presente nas preces por mais brasileiros. Existem espaços dedicados a sua veneração, mas não à altura do primeiro santo genuinamente brasileiro. Mas os que experimentam seu patrocínio, acreditam-no como um santo poderoso.”

Constantemente o Santuário recebe os mais diversos relatos de curas. Mas o que mais encanta e impressiona, segundo Frei Leandro, são os pais e mães que relatam a graça da gravidez, recebida de Deus pela intercessão do santo.

“Isto é, Frei Galvão é um santo dos casais e das mulheres gestantes”, afirma.

As pílulas de Frei Galvão

O religioso explica que as pílulas de Frei Galvão são sacramentais, que nascem de uma criatividade evangélica de um devoto de Nossa Senhora. 

“Quem busca essas pílulas, é convidado a rezar uma novena. São três pequenas pílulas, feitas em papel de arroz, abençoadas pelos sacerdotes.”

As pílulas devem ser ingeridas. A primeira, no primeiro dia. A segunda pílula, no quinto dia. E a terceira, no nono dia da novena. A novena poderá ser feita na intenção particular, ou na intenção de outra pessoa. 

“Na pílula encontramos a seguinte jaculatória: “Pos partum, Virgo, Inviolata permanansisti! Dei Genitrix, intercede pro nobis” (Depois do parto, ó Virgem, permaneceste intacta! Mãe de Deus, rogai por nós), texto escrito por Frei Galvão.”

Devoção

O aposentado Luis Leonel Alves Junior é morador de Guaratinguetá e frequenta o Santuário desde que era Capela de São José. Sempre teve o desejo de servir no Santuário, a partir da sua experiência com Frei Galvão.

“Frequento desde que era a capelinha de pau a pique. Já fiz uso das pílulas e alcancei as graças que precisava. Hoje, vivo as novenas a cada ano. Rendo graças a Deus por poder estar trabalhando como voluntário no Santuário Frei Galvão, atuando junto aos freis. Agradeço a Deus por muitas graças na minha vida, por poder servir ao próximo através do Santuário.”

Eliete da Silva atribui o nascimento de sua filha Maria Antônia à intercessão de Frei Galvão./ Foto: Arquivo Pessoal.

A técnica de laboratório Eliete da Silva mora em Pindamonhangaba, e fez a experiência com as pílulas há dois anos. Ela havia perdido uma gestação, e o médico a orientou a não engravidar de novo, pois poderia ser fatal para ela e um novo bebê. 

“Três meses depois engravidei, e o medo de perder o bebê era grande. Uma amiga que trabalhava comigo me falou sobre Frei Galvão, e as pílulas. Usei as pílulas, fiz as orações, com muita fé, e tudo correu bem, graças a Deus. Tive pressão alta, sangramento, mas a cada ultrassom a felicidade de ver que minha filha estava bem. Ela nasceu linda e saudável. E eu tenho certeza de que foi Frei Galvão que cuidou de tudo.”

Programação da Festa

O Santuário Frei Galvão vive, desde o dia 16, a novena ao seu padroeiro. Nesta segunda-feira, 25, haverá a missa solene, às 9h30. O tema é um convite para conhecer a motivação carismática: “Frei Galvão e a Espiritualidade Franciscana, as raízes da vida do primeiro santo brasileiro”. 

Os fiéis são convidados a revisitar a espiritualidade franciscana que impulsionou o santo na vivência do Evangelho, conforme o São Francisco de Assis (fundador da Ordem que ele pertenceu). 

Nesta festa, os frades pretendem inaugurar a alameda Frei Galvão, com rua de acesso pavimentada e o novo local do monumento de Frei Galvão. Haverá a inauguração também do Parque Laudato Sì, com milhares de mudas. Um reflorestamento de área de 20 mil metros quadrados. Esta será a primeira festa sob a administração dos frades franciscanos. 

 

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo