Nova administração

Celebração marca a posse dos franciscanos no Santuário Frei Galvão

Missa de posse ocorreu no domingo, 11, às 18 horas; Dom Orlando Brandes foi quem presidiu a celebração

Da redação, com Franciscanos 

Missa de Posse no Santuário Frei Galvão /Foto: Santuário de Frei Galvão

A nova Fraternidade Franciscana da Província da Imaculada Conceição assumiu o Santuário Frei Galvão neste domingo, 11.

A posse ocorreu às 18 horas. A celebração eucarística presidida pelo arcebispo de Aparecida, Dom Orlando Brandes.

Concelebrou a Missa, o Ministro Provincial da Província da Imaculada, Frei César Külkamp.

Frei Diego Melo, Frei Roberto Ishara e Frei Leandro Costa integram a Fraternidade Franciscana da Província da Imaculada Conceição.

Devido às restrições sanitárias, a celebração teve a presença de sacerdotes da Arquidiocese, frades de toda a Província, religiosos e religiosas, seminaristas e lideranças do Santuário.

Rito de posse

O rito de posse aconteceu após o Ato Penitencial. Frei Roberto fez a leitura da provisão que nomeou Frei Diego como Reitor do Santuário Frei Galvão. 

Em seguida, o novo reitor fez o juramento de fidelidade com as mãos postas na Bíblia. Padre José Carlos de Melo, último Reitor do Santuário, confiou as chaves do Santuário e do Sacrário à primeira Fraternidade Franciscana deste Santuário.

Depois da profissão de fé, o povo cantou a Ladainha de Frei Galvão. Frei Diego fez a renovação das promessas sacerdotais.

Comunidade Misericordiosa

No Domingo da Misericórdia, Dom Orlando destacou a misericórdia de Frei Galvão. “Que esta comunidade aqui, com Frei Diego, Frei Leandro e Frei Roberto, seja uma miniatura da comunidade misericordiosa”, sublinhou.

Santo Frei Galvão foi muito misericordioso, destacou o arcebispo. Principalmente com os doentes, com as parturientes, com aqueles que estavam morrendo.

“Frei Galvão deve estar abençoando muito os que estão morrendo na nossa pátria por essa pandemia”, afirmou.

Fraternidade Franciscana da Província da Imaculada Conceição /Foto: Franciscanos

Agradecimentos

O arcebispo agradeceu ao Cardeal Raimundo Damasceno de Assis, que deu início ao Santuário.

“Uma das partes mais difíceis coube a ele, o terreno, toda a parte jurídica e todo o planejamento do Santuário, que já está pronto. Que ele se sinta, então, alegre e por nós agradecido”, recordou.

Dom Orlando também agradeceu aos padres diocesanos que trabalharam no Santuário. Ele também agradeceu aos benfeitores, os doadores dos terrenos, os apoiadores, leigos e leigas.

“Quero agradecer aos peregrinos que do Brasil inteiro vêm aqui e daqui saem cheios da graça de Deus, alegres e felizes com a alegria franciscana. E claro, por fim, agradecer os freis franciscanos que hoje assumem a nova etapa histórica deste Santuário”.

Assinatura e placa comemorativa

Após a comunhão foi assinado e formalizado o convênio entre a Província da Imaculada Conceição do Brasil e a Arquidiocese de Aparecida.

A Arquidiocese confia aos frades franciscanos os cuidados pastorais e administrativos do Santuário de São Frei Galvão.

Dom Orlando e Frei César fizeram juntos o descerramento da placa comemorativa fixada ao lado da imagem principal de Frei Galvão.

Dom Orlando chamou padre Eduardo Catalfo, reitor do Santuário de Aparecida, e Frei Hans, fundador da Fazenda Esperança, para serem testemunhas na assinatura do documento.

“Vocês não estão sozinhos”

Frei César fez as saudações e agradecimentos e desejou a todos a Paz e o Bem. “Quero com todo coração agradecer ao nosso Arcebispo Dom Orlando pela confiança que teve na nossa Província, nos nossos frades, para que pudéssemos vir e assumir, juntamente com toda a Arquidiocese, este trabalho evangelizador deste Santuário”.

“Quero agradecer também aos confrades desta primeira Fraternidade, Frei Diego, Frei Roberto e Frei Leandro, que aceitaram logo no primeiro convite o chamado para vir aqui para este Santuário e servir. E vieram com esta disposição”, destacou.

O frade afirmou: “Quero dizer para vocês que não estão sozinhos aqui. Vocês três. Vocês lembram que esta decisão, esta disposição de servir neste Santuário foi assumida por toda a Província e por unanimidade pelos frades em Assembleia. Então, todos nós estamos com vocês, neste trabalho, neste serviço, no apoio e em tudo aquilo que a gente puder colaborar”.

Inspirados em Frei Galvão

Frei Diego fez as saudações e os agradecimentos em nome de Frei Leandro e Frei Roberto.

“Gostaria de pedir licença a vocês para quebrar os protocolos, mas nós vamos tirar as nossas sandálias. Fazemos isso, assim como Moisés tirou as sandálias dos seus pés porque tocavam o solo sagrado. Nós também, ao iniciarmos essa missão, chegamos de pés descalços, de corações abertos e olhos elevados para contemplar o mistério que se manifesta no solo sagrado de tantos devotos de Frei Galvão”, surpreendeu.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo