Conselho de Direitos Humanos

Santa Sé denuncia crimes contra a humanidade na Síria

Diplomata do Vaticano afirma que é urgente enviar assistência humanitária  Síria, e que todas as partes devem ser envolvidas no processo de paz

Da redação, com Rádio Vaticano

A Santa Sé denunciou, no Conselho de Direitos Humanos, nesta terça-feira, 15, os crimes contra a humanidade, “frequentes, impunes e diários contra a população civil”. A guerra na Síria já dura seis anos.

“Acontecimentos recentes na Síria parecem reforçar o sentimento de abandono diante de uma infindável tragédia humana causada pela continuação do conflito e o êxodo dos refugiados, pelo desrespeito dos direitos humanos e das leis humanitárias internacionais”, disse Monsenhor Richard Gyhra, encarregado interino da Missão Permanente da Santa Sé em Genebra.

O diplomata vaticano disse ainda que é “urgente” enviar assistência humanitária, e que todas as partes devem ser envolvidas no processo de paz.

“Uma dimensão crucial a ser observada na construção sustentável do processo de paz é o respeito pela sociedade diversificada, na qual minorias étnicas, religiosas e linguísticas têm reconhecido seus lugares como membros integrais da sociedade e do Estado sírio”, defendeu.

Segundo o diplomata, a sobrevivência e o bem-estar dessas minorias são a garantia de um Estado democrático, “respeitoso das diferenças”.

“Na verdade, reconhecer os seus direitos não enfraquece o Estado, pelo contrário, o enriquece e reforça. Nesse sentido, o retorno de refugiados e deslocados internos é uma condição essencial para a reconciliação, reconstrução e sustentabilidade para qualquer solução do conflito”, disse.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo