A maior festa de devoção popular do Brasil. Todos os anos milhares de fiéis saem às ruas de Belém do Pará e homenageam Nossa Senhora de Nazaré. São quatro quilômetros e quinhentos metros, percorridos pela multidão, uma verdadeira demonstração de fé. Os festejos do Círio de Nazaré acontecem sempre no segundo domingo de outubro. No ano passado 2.700.000 pessoas participaram da procissão.
Em 2008, a devoção é a mesma e tudo já está pronto, principalmente, os carros que acompanham os fiéis pelas ruas da cidade e a berlinda que carrega a santa. Tudo muito bem trabalhado para que o melhor seja oferecido à padroeira da Amazônia.
Assista à reportagem
O ponto inicial do círio de número 216 da história é a Catedral de Belém. Fechada há mais de dois anos para reformas, guarda em seu interior, relíquias e artes do século XIX. É nela que os milhares de fiéis iniciam sua peregrinação de amor e fé. Saindo da Catedral, a multidão percorre, ao todo, seis avenidas contornando cartões postais e centros históricos como a Praça Pedro teixeira, o Edifício Palácio do Rádio, a Praça da República, o Teatro da Paz e o Edifício histórico Manoel da Silva até completar todo o percurso que termina em frente a Basílica de Nossa Senhora de Nazaré, construída no local onde foi encontrada a imagem original que fica em constante veneração por fiéis e devotos do seu interior.
Não importa o tempo, o cansaço ou a distância. O que importa aqui é o amor filial por Maria de Nazaré.
Conheça a história do Círio de Nazaré, uma tradição que não se perdeu com os anos
Conteúdo acessível também pelo iPhone – iphone.cancaonova.com
Leia mais
.: Missa abre festejos do Círio de Nazaré