Dengue

Roraima confirma 3 casos de dengue tipo 4

A Secretaria de Saúde de Roraima informou nesta quinta-feira, 12, que foram confirmadas três infecções por dengue tipo 4 no estado, todas na capital, Boa Vista. Há ainda um quarto caso considerado suspeito e que continua em análise no Instituto Evandro Chagas, em Belém (PA).

As quatro amostras já haviam apresentado resultado positivo após exames preliminares feitos no Laboratório Central de Roraima (Lacen-RR), mas foram encaminhadas para o Instituto Evandro Chagas para a realização de contraprova e testes complementares.

De acordo com a secretaria, os casos confirmados são de moradores dos bairros Cidade Satélite, Santa Teresa e Buritis. O suspeito é de um morador do bairro Pricumã.

O sorotipo DEN-4, responsável por esse tipo de dengue, não era detectado no país desde 1982, mas já circula há vários anos em dez nações das Américas, incluindo o Peru, a Colômbia, o Equador e a Venezuela, que faz fronteira com o estado de Roraima.

Os quatro sorotipos virais da dengue provocam os mesmos sintomas: dores de cabeça, no corpo, nas articulações e atrás dos olhos, febre, diarreia, vômito, entre outros. O protocolo de tratamento também é o mesmo, independentemente do tipo de vírus.

Na quarta-feira, 11, o Ministério da Saúde fez um alerta nacional para a circulação do vírus. A população brasileira não tem imunidade contra esse sorotipo e, por isso, há risco de epidemia caso ele se disperse para outros estados.

Siga o Canção Nova Notícias no twitter.com/cnnoticias
Conteúdo acessível também pelo iPhone – iphone.cancaonova.com

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo