Ronaldinho Gaúcho está de volta à seleção brasileira pela primeira vez após 18 meses para o amistoso contra a Argentina, em Doha, no Catar, no dia 17 de novembro.
O habilidoso meia-atacante do Milan, cujo último jogo pela seleção foi a vitória por 3 x 0 sobre o Peru em abril de 2009 pelas eliminatórias da Copa, foi convocado nesta sexta-feira, 29, pelo técnico Mano Menezes, numa lista que também inclui a volta do atacante do Santos Neymar, que ficou fora dos últimos jogos do Brasil após problemas disciplinares.
"A gente tem avaliado tudo que ele vem fazendo até agora, e entendemos que para esse momento podíamos pensar nele. Ele vem com uma sequência boa, é um jogador de referência e vai agregar valor à seleção brasileira", disse Mano sobre Ronaldinho, a quem assistiu em ação em duas partidas do Milan este mês durante uma giro pela Europa.
Com a volta de Ronaldinho, ao lado de seus companheiros de clube Robinho e Alexandre Pato, o técnico da seleção brasileira pretende reproduzir o esquema ofensivo do Milan na seleção em busca de melhorar o setor de armação das jogadas de ataque.
"A passagem da armação para o ataque é um setor que a gente precisa evoluir… No Milan, ele (Ronaldinho) joga mais centralizado, com três jogadores por trás e dois na frente. É o que penso para o posicionamento da seleção", afirmou o treinador, que já vem escalando o Brasil com três volantes e três homens de frente.
Ronaldinho, de 30 anos, que foi campeão do mundo com a seleção em 2002 e também esteve em 2006 mas ficou de fora da campanha na África do Sul este ano.
Veja a lista de convocados
Goleiros: Victor (Grêmio), Jefferson (Botafogo) e Neto (Atlético-PR)
Laterais: Daniel Alves (Barcelona), André Santos (Fenerbahçe), Rafael (Manchester United) e Adriano Correia (Barcelona)
Zagueiros: Alex Costa (Chelsea), David Luiz (Benfica), Réver (Atlético-MG) e Thiago Silva (Milan)
Meias: Elias (Corinthians), Douglas (Grêmio), Jucilei (Corinthians), Lucas (Liverpool), Philippe Coutinho (Inter de Milão), Ronaldinho (Milan), Ramires (Chelsea), Sandro (Tottenham)
Atacantes: Alexandre Pato (Milan), Robinho (Milan), Neymar (Santos) e André (Dynamo Kiev)
Siga o Canção Nova Notícias no twitter.com/cnnoticias
Conteúdo acessível também pelo iPhone – iphone.cancaonova.com