O bispo referencial dos jovens no Brasil, Dom Vilson Basso, disse que é preciso escutar os jovens que estão na Igreja e também os de fora dela
André Cunha
Enviado à Aparecida
Milhares de jovens participaram neste domingo, 30, da Missa de encerramento da Romaria Nacional da Juventude 2017, que aconteceu em Aparecida. O evento teve início no sábado, 29.
A celebração eucarística foi presidida pelo presidente da Comissão Episcopal para a Juventude, Dom Vilson Basso, e concelebrada por bispos e assessores da mesma Comissão, bem como, outros sacerdotes.
Diante de uma multidão que lotou o Santuário Nacional de Aparecida, Dom Vilson, na homilia, enfatizou a importante missão que a Igreja tem junto aos jovens, motivando-os e incentivando-os em meio às dificuldades dos tempos atuais.
“Nossa juventude tem sido machuca pela exclusão, pelo desemprego, pela falta de oportunidade. Quantos jovens estão se suicidando no país…Nossa juventude pode estar triste e desanimada. Nossa missão é caminhar com a juventude, dando-lhes palavras de encorajamento”, disse o bispo.
Dom Vilson recordou o testemunho dos jovens durante a Jornada Mundial da Juventude, em 2013, e as ocupações das escolas do Brasil no ano passado, quando os jovens pediam educação com mais qualidade.
Neste sentido, o bispo destacou que a “juventude missionária”, como Maria, tem pressa; quer uma igreja melhor, um país melhor, e por isso, cabe à Igreja animar e incentivar o trabalho missionários do jovens no Brasil.
No intuito de movimentar a ação pastoral juvenil, Dom Vilson anunciou eventos voltados para a juventude, neste ano: a Semana Missionária no Vale do Paraíba, o II Encontro de revitalização da Pastoral Juvenil e os dez dias em missão no Amazonas. Além do Sínodo dos Jovens que está previsto para 2018, no Vaticano.
“O Papa coloca a juventude no centro da atenção da Igreja”, disse Dom Vilson, que recordou uma conversa que teve com o Papa em Roma, onde Francisco lhe disse: “Escute a juventude que está na Igreja e aquela que não está na Igreja, Dom Vilson”.
“Esta é nossa missão: é a hora e a vez da juventude. Queremos escutar os jovens, e pedir ao Espírito Santo que nos ensine por onde caminhar na evangelização da juventude”, disse.
“Inspirados e cuidados pela Mãe Aparecida, ela nos ensine e nos anime a caminhar com a juventude”, finalizou.