Romaria

Juventude se prepara para Romaria ao Santuário Nacional

Romaria da Juventude 2017 acontecerá neste final de semana

Denise Claro
Da redação

Neste final de semana acontecerá a Romaria dos Jovens à Aparecida, por ocasião da 55ª Assembleia Geral dos Bispos. O evento é uma parceria entre a Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e o Santuário Nacional.

O assessor da Comissão para a Juventude da CNBB, Padre Antônio Ramos do Prado, mais conhecido como Padre Toninho, fala sobre a importância da retomada do projeto:

Padre Toninho é assessor da Comissão para a Juventude da CNBB./ Foto: Arquivo Pessoal.

“A romaria nacional da juventude ficou 20 anos parada, e agora volta pelo terceiro ano consecutivo, aproveitando o festejo dos 300 anos de Aparecida. O objetivo da Romaria é trazer os vários movimentos de jovens do Brasil para celebrar a vida da juventude. E colocar os sonhos, desafios e pedidos aos pés de Nossa Senhora.”

A programação da Romaria da Juventude 2017 contará com tendas de formação das expressões juvenis (Movimentos, Novas Comunidades, Congregações, PJs) além de uma “Tenda Especial”, que será comemorativa dos 10 Anos do Documento 85, 10 Anos do Documento de Aparecida, 10 Anos dos Lectionautas e contará com o recém-lançado “DOCAT”.

Nas tendas, os jovens terão oportunidade de participar de catequeses com os Bispos e de momentos de animação, terço, apresentações teatrais, música, dança e outras atividades. Haverá ainda shows com artistas católicos, vigília e encerramento com Missa de envio.

Padre Toninho reforça a importância da temática da Romaria deste ano: “Maria e a Doutrina Social da Igreja”:

“O tema deste ano trata da Doutrina Social da Igreja, e está em sintonia com o Papa (que na JMJ lançou o DOCAT). Com esse enfoque também lembramos que Nossa Senhora foi encontrada no rio Paraíba em um contexto social, político e econômico muito complicado. Trabalhar a questão dos direitos da mulher, da ecologia, à luz da Doutrina Social da Igreja é sensibilizar a juventude, que no futuro estará a frente da sociedade.”

Unidade dos Carismas

A jovem Talita dos Santos é membro da Comunidade Aliança de Misericórdia e da coordenação nacional da Pastoral Juvenil e vai participar da Romaria. Participante pelo segundo ano da Romaria, Talita explica como acontece o evento:

Membro da Comunidade Aliança de Misericórdia, Talita dos Santos atua na Coordenação Nacional da Pastoral Juvenil./ Foto: Arquivo Pessoal

“É um momento de oração e espiritualidade para os grupos de jovens. Um evento bem dinâmico voltado para a juventude. Ao participar da Romaria, percebi que os jovens se abriram, puderam conhecer outras realidades de movimentos, congregações. A maior riqueza que a Romaria nos traz é essa diversidade de carismas, juntos, trabalhando na unidade.”

A jovem enfatiza a importância da participação das Novas Comunidades na Romaria:

É importante que nós, que participamos das Novas Comunidades, estejamos presente, pois somos Igreja: somos um e nossa juventude caminha junto. Também nas tendas de formação é importante essa presença, junto aos movimentos e congregações. E nas atividades da noite, na Vigília, também haverá um momento em que os jovens poderão dar testemunhos, falando do que se vive em comunidade e do seu carisma.”

Programação

Padre Toninho recorda o trabalho na organização da Romaria e fala sobre a expectativa, na véspera do evento:

“Estamos trabalhando na organização e programação do evento há um ano. São esperados de sete a oito mil jovens. Tem caravanas vindo de todo o Brasil. A expectativa maior é por estarmos justamente nos 300 anos de Aparecida. Esperamos que os jovens se envolvam ainda mais e estejam mais presentes, mesmo os que acompanharão de longe, pela TV, pelas redes sociais, e pelo site dos jovens conectados. O importante é acompanhar, mesmo que a distância, o que viveremos aqui.”

Confira a Programação completa da Romaria da Juventude 2017:

Dia 29 de abril

08h00 às 17h00 – Tendas de formação das expressões juvenis

20h30 – Show com artistas católicos

22h00 às 23h30 – Vigília

Dia 30 de abril

06h30 – Concentração dos jovens no Palco Central

07h00 – Romaria (em torno do Santuário)

08h30 – Santa Missa de envio

Após a Missa de envio será realizado um encontro, das 10h00 às 13h00, de jovens de grupos paroquiais inscritos. A Romaria é um evento gratuito e aberto ao público.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo