O Hospital do Fundão do Rio de Janeiro faz um apelo aos doadores de sangue para que compareçam ao Serviço de Hemoterapia, no 3º andar daquela unidade de saúde especializada em transplantes e outras grandes cirurgias.
Caso não aumente a quantidade de doadores, pacientes submetidos a transplantes de medula óssea, que precisam de concentrado de plaquetas – elemento responsável pela coagulação sangüínea – poderão ficar desassitidos.
Para cada concentrado dessa organela do sangue, são necessárias seis doações, mas na segunda-feira apenas 20 coletas foram realizadas. Por dia, o Hospital do Fundão precisa coletar 80 bolsas de sangue.
Como na época das festas de final de ano é normal baixar o número de pessoas que doam sangue, mas também é justamente um dos períodos em que a necessidade do uso de sangue pela rede hospitalar aumenta, por conta do crescimento, em até 40%, dos acidentes.
Para doar sangue, a pessoa precisa ter entre 18 anos e 65 anos, pesar mais de cinqüenta quilos e estar se sentindo bem de saúde. Não é necessário estar em jejum completo, bastando que ela não tenha comido nada gorduroso até duas horas antes do momento da coleta.
O banco de sangue do Hospital do Fundão atende entre 8h e 13:30h, de 2ª a 6ª feira, e dúvidas podem ser dirimidas pelo telefone 2562-2305, pelo e-mail hemoter@hucff.ufrj.br ou na página do hospital;endereço é www.hucff.ufrj.br