Evento da Arquidiocese do Rio de Janeiro celebrará 300 anos da Padroeira do Brasil e os 86 anos do Cristo Redentor; crianças também serão homenageadas
Da redação, com Assessoria
Começa nesta quarta-feira, 11, a festa da Arquidiocese do Rio de Janeiro que comemorará três grandes eventos da Igreja no Brasil: os 86 anos do Cristo Redentor — ícone do país para o turismo mundial —, o jubileu de 300 anos de Nossa Senhora Aparecida e o dia das crianças. Todos os três eventos comemorados no dia 12 de outubro, serão celebrados de maneira unificada na capital carioca.
“Este aniversário de 86 anos do Cristo Redentor é extremamente especial porque o Redentor tem a oportunidade de homenagear a sua Mãe, que, tendo surgido das águas do Rio Paraíba do Sul, há 300 anos, é tão importante para o nosso Brasil, para a nossa fé, sendo sua Padroeira” destaca o reitor do Santuário Cristo Redentor, Padre Omar Raposo, sobre as comemorações dos dias 11 e 12 de outubro.
Para o sacerdote, a atenção dedicada também ao dia das crianças — inclusa nas comemorações do evento — ajudará a fazer brotar no coração dos pequenos, que são a esperança para um Brasil melhor, a necessidade do sentimento de ética e brasilidade. “Para elas, vamos deixar um bonito exemplo de como trabalhar fé e cultura, porque a fé que não promove a cultura é intolerante”, afirmou Raposo.
As crianças serão homenageadas pelo Santuário do Cristo Redentor em parceria com a Associação das Escolas de Samba Mirins e a SOS Villa Lobos, com o lançamento do samba-enredo mirim dedicado à Padroeira do Brasil. Um dos objetivos centrais da ação é a conscientização da importância da manifestação pública da devoção, que será reforçada com o desfile das agremiações infantis pela orla do Leme.
De acordo com o reitor do Santuário Cristo Redentor, unir em um mesmo evento as crianças, o tricentenário de Nossa Senhora Aparecida e os 86 anos do Cristo Redentor ao samba, que é uma importante expressão cultural do brasil, e principalmente do estado do Rio de Janeiro, será uma forma de apresentar às novas gerações que é possível e preciso conjugar fé e cultura.
Programação do evento
No dia 11 de outubro, às 18h, o Arcebispo do Rio de Janeiro, Cardeal Orani João Tempesta, fará a abertura do evento na Capela Nossa Senhora Aparecida, no alto do Corcovado, quando irá seguir em procissão por todo o Santuário Cristo Redentor, ao som de músicas ministradas pela Orquestra Maré do Amanhã, que recentemente se apresentou para o Papa Francisco, no Vaticano.
Em seguida, crianças representantes das escolas mirins farão o lançamento do samba-enredo “Aparecida de Nossa Senhora”, dedicado à Padroeira. A partir das 19h, o monumento ao Cristo Redentor receberá as cores da bandeira nacional, verde e amarela, para lembrar, no seu 86º aniversário, a grande homenageada, Nossa Senhora Aparecida.
No dia 12 de outubro, às 8h, o Cardeal Orani João Tempesta iniciará as atividades abençoando o Monumento, seus turistas, peregrinos, e a todo o Rio de Janeiro, no alto do Corcovado, na data em que o Cristo Redentor celebra 86 anos. A Banda SARCA (Sociedade Amigos da Rua da Carioca) fará a animação, tocando as tradicionais marchinhas do carnaval carioca e o “Parabéns”, no momento do corte do bolo de 3 metros. Haverá bênçãos plurilíngues a cada hora e missas ao longo do dia.
A partir das 9h30, a comemoração acontecerá também na orla do Leme. O Cardeal Orani João Tempesta abençoará 17 imagens de Nossa Senhora Aparecida — com as quais irá presentear cada uma das escolas de samba-mirins, que desfilarão. Haverá a exibição da peça Heitor Villa Lobos “Trenzinho Caipira” e a apresentação para o grande público do “Samba da Padroeira”, lançado na véspera, no alto do Corcovado. Às 10h, na Avenida Atlântica, esquina com a Avenida Princesa Isabel, terá início o desfile das agremiações infantis, que será encerrado com a Coroação de Nossa Senhora.