Ano da Vida Consagrada

Religiosos do Brasil se preparam para congresso em Aparecida

Evento se insere no contexto do Ano da Vida Consagrada, instituído pelo Papa Francisco

Jéssica Marçal
Da Redação

Religiosos vão discutir temas centrais da vocação durante o Ano da Vida Consagrada / Foto: Arquivo - CRB

Religiosos vão discutir temas centrais da vocação durante o Ano da Vida Consagrada / Foto: Arquivo – CRB

Religiosos de todo o Brasil se preparam para o Congresso Nacional da Vida Consagrada, que começa nesta terça-feira, 7, e vai até o dia 10 de abril em Aparecida (SP). O tema do evento é “Não ardia o nosso coração quando Ele nos falava no Caminho? (Lc,24,29)”, colocando em discussão temas centrais para a vida religiosa que assume atenção especial nesse ano dedicado pelo Papa Francisco à Vida Consagrada.

O evento seria, inicialmente, um seminário, com estimativa de 1100 inscrições. Porém, devido à grande procura – atingiu 2100 inscrições – acabou virando um Congresso, que terá conferências e Celebrações Eucarísticas, contando com a participação de bispos e arcebispos.

Irmã Maria Inês, da CRB Nacional / Foto: Divulgação CRB

Irmã Maria Inês, da CRB Nacional / Foto: Divulgação CRB

“Sem dúvida, a surpresa da grande adesão está no fato de ser o Ano da Vida Consagrada, proposto pelo Papa Francisco”, contou a presidente da Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB), irmã Maria Inês Vieira Ribeiro.

Sobre a escolha do tema do congresso, irmã Inês explicou que o triênio 2013-2016 da CRB está iluminado e fundamentado na passagem “Discípulos de Emaús”. Desde a metade desse período, a Conferência achou necessário reanimar a Vida Religiosa Consagrada a continuar caminhando em direção ao Horizonte e às Prioridades do triênio.

Ano da Vida Consagrada

Desde 30 de novembro do ano passado, a Igreja vive o Ano da Vida Consagrada, instituído pelo Papa Francisco. Segundo irmã Inês, a CRB acolheu o Papa e seus projetos para a Igreja com muito entusiasmo, alegria e esperança.

“O Ano da Vida Consagrada é uma graça de Deus, um sopro do Espírito. Todas as 20 Regionais da CRB, com seus Núcleos, Províncias e Congregações, estão neste clima de alegria e desejo profundo de renovação. A CRB sente muita gratidão ao Papa pela valorização da Vida Consagrada e pela promoção deste Ano.”

A religiosa informou que, durante o Congresso, a equipe interdisciplinar da Conferência vai elaborar uma carta ao Papa, expressando a alegria, a gratidão e o apoio ao Pontífice em todos os seus projetos. “Dizer a ele que a Vida Religiosa Consagrada do Brasil está caminhando com ele e com a Igreja”.

Queda nas vocações religiosas

Dados do último Anuário Estatístico da Igreja revelaram um crescimento estável da Igreja, porém apontou uma queda do número de homens e mulheres religiosos.

Irmã Inês considera complexo apontar uma única causa para essa estatística; ela indica um conjunto de fatores, dentro e fora da vida consagrada. A diminuição do número de filhos na família, o êxodo do campo para a cidade, o que facilitou a vida para a juventude e, somado a isso, algumas mudanças internas na Vida Consagrada são pontos citados pela religiosa.

“A juventude já não aceita aquela estrutura fechada, esquematizada, moralista, que a Vida Consagrada se recusa a revisar, com medo de não ser fiel ao fundador (a) ao carisma inicial e a Deus. Mas agora o Papa está nos chamando à alegria, a sair, à renovação. A alegria é a identidade de quem vive para Deus”.

O Setor Juventudes da CRB dedica-se às vocações, às novas gerações. Há subsídios e eventos nacionais e regionais e todas as Congregações têm o seu serviço de Animação Vocacional. Mas a religiosa ressalta que, além de atrair vocações, é essencial a perseverança.

“Vistosas promoções vocacionais podem atrair vocações, mas é a alegria e a leveza que as mantêm (…) Sem alegria e leveza da Vida Consagrada as vocações não se mantêm. ”.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo