Evento se insere no contexto do Ano da Vida Consagrada, instituído pelo Papa Francisco
Jéssica Marçal
Da Redação
Religiosos de todo o Brasil se preparam para o Congresso Nacional da Vida Consagrada, que começa nesta terça-feira, 7, e vai até o dia 10 de abril em Aparecida (SP). O tema do evento é “Não ardia o nosso coração quando Ele nos falava no Caminho? (Lc,24,29)”, colocando em discussão temas centrais para a vida religiosa que assume atenção especial nesse ano dedicado pelo Papa Francisco à Vida Consagrada.
O evento seria, inicialmente, um seminário, com estimativa de 1100 inscrições. Porém, devido à grande procura – atingiu 2100 inscrições – acabou virando um Congresso, que terá conferências e Celebrações Eucarísticas, contando com a participação de bispos e arcebispos.
“Sem dúvida, a surpresa da grande adesão está no fato de ser o Ano da Vida Consagrada, proposto pelo Papa Francisco”, contou a presidente da Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB), irmã Maria Inês Vieira Ribeiro.
Sobre a escolha do tema do congresso, irmã Inês explicou que o triênio 2013-2016 da CRB está iluminado e fundamentado na passagem “Discípulos de Emaús”. Desde a metade desse período, a Conferência achou necessário reanimar a Vida Religiosa Consagrada a continuar caminhando em direção ao Horizonte e às Prioridades do triênio.
Ano da Vida Consagrada
Desde 30 de novembro do ano passado, a Igreja vive o Ano da Vida Consagrada, instituído pelo Papa Francisco. Segundo irmã Inês, a CRB acolheu o Papa e seus projetos para a Igreja com muito entusiasmo, alegria e esperança.
“O Ano da Vida Consagrada é uma graça de Deus, um sopro do Espírito. Todas as 20 Regionais da CRB, com seus Núcleos, Províncias e Congregações, estão neste clima de alegria e desejo profundo de renovação. A CRB sente muita gratidão ao Papa pela valorização da Vida Consagrada e pela promoção deste Ano.”
A religiosa informou que, durante o Congresso, a equipe interdisciplinar da Conferência vai elaborar uma carta ao Papa, expressando a alegria, a gratidão e o apoio ao Pontífice em todos os seus projetos. “Dizer a ele que a Vida Religiosa Consagrada do Brasil está caminhando com ele e com a Igreja”.
Queda nas vocações religiosas
Dados do último Anuário Estatístico da Igreja revelaram um crescimento estável da Igreja, porém apontou uma queda do número de homens e mulheres religiosos.
Irmã Inês considera complexo apontar uma única causa para essa estatística; ela indica um conjunto de fatores, dentro e fora da vida consagrada. A diminuição do número de filhos na família, o êxodo do campo para a cidade, o que facilitou a vida para a juventude e, somado a isso, algumas mudanças internas na Vida Consagrada são pontos citados pela religiosa.
“A juventude já não aceita aquela estrutura fechada, esquematizada, moralista, que a Vida Consagrada se recusa a revisar, com medo de não ser fiel ao fundador (a) ao carisma inicial e a Deus. Mas agora o Papa está nos chamando à alegria, a sair, à renovação. A alegria é a identidade de quem vive para Deus”.
O Setor Juventudes da CRB dedica-se às vocações, às novas gerações. Há subsídios e eventos nacionais e regionais e todas as Congregações têm o seu serviço de Animação Vocacional. Mas a religiosa ressalta que, além de atrair vocações, é essencial a perseverança.
“Vistosas promoções vocacionais podem atrair vocações, mas é a alegria e a leveza que as mantêm (…) Sem alegria e leveza da Vida Consagrada as vocações não se mantêm. ”.