Nossa Senhora dos Navegantes

Procissão de Nossa Senhora reúne 17 mil fiéis em Porto Alegre

A procissão com a imagem de Nossa Senhora dos Navegantes abriu as celebrações da maior festa mariana no Rio Grande do Sul

Da redação, com Arquidiocese de Porto Alegre

Neste domingo, 18, a procissão de translado da imagem de Nossa Senhora dos Navegantes reuniu mais de 17 mil fiéis, pelos 5,5 quilômetros de caminhada nas ruas de Porto Alegre, capital gaúcha. Com o evento, a maior festa mariana do Rio Grande do Sul – a festa de Nossa Senhora dos Navegantes –  está oficialmente aberta.

Procissão de Nossa Senhora dos Navegantes reúne fiéis no Rio Grande do Sul / Foto: Arquidiocese de Porto Alegre

Procissão de Nossa Senhora dos Navegantes reúne fiéis no Rio Grande do Sul / Foto: Arquidiocese de Porto Alegre

A procissão também deu início à novena 2015 que celebra a edição de número 140 da maior festa religiosa de Porto Alegre. Às 17h, a celebração eucarística, ou como é mais conhecida, a Missa de despedida da imagem, reuniu os fiéis no Santuário do bairro Navegantes. Passava das 18h quando a procissão foi iniciada. Nem o calor, cansaço e as mais de duas horas de caminhada abateu a animação dos fiéis.

Cantos, orações e os sinos quebraram o silêncio do centro histórico da capital para anunciar a chegada da imagem da padroeira dos navegantes. Na porta da Igreja do Rosário, padres e fiéis acolheram os caminhantes e a imagem. A banda da Brigada Militar executou canções.

“Nossa Senhora dos Navegantes é a padroeira do coração do nosso povo. Ela é a Mãe de Deus! Ela caminha conosco e nos acompanha nos mares dessa vida. Ela nos abençoa, protege e nos livra das dificuldades e problemas que enfrentamos” afirmou o Padre Ricardo Mostardeiro Costa, capelão do Santuário de Nossa Senhora dos Navegantes.

Padre Ricardo também disse que a novena da padroeira deste ano vai levar as palavras do Papa Francisco aos fiéis e devotos. O tema do novenário é a “Alegria do Evangelho”, nome da primeira exortação apostólica do Papa. “Através da nossa novena vamos levar essa alegria do evangelho que deve produzir em nós o fato de conhecer e amar Jesus Cristo, de amarmos Nossa Senhora para que vivamos esta alegria”, disse o padre.

O Reitor do Santuário de Nossa Senhora do Rosário, cônego Leandro Miguel Chiarello, destacou que a procissão e a visita da imagem de Nossa Senhora dos Navegantes lembram a Igreja que peregrina em todo mundo, rumo ao céu.

A imagem de Nossa Senhora dos Navegantes permanece no centro de Porto Alegre até o dia 02 de fevereiro, quando acontecerá a procissão para o Santuário original da padroeira, no bairro Navegante.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo