Fase arquidiocesana do processo começa oficialmente com a Missa celebrada amanhã por Dom Geraldo Lyrio
Arquidiocese de Belo Horizonte
Terá início oficialmente, nesta quarta-feira, 27, o processo de beatificação de Dom Luciano Mendes de Almeida, que foi arcebispo de Mariana (MG). A Missa, às 18h30, na Catedral Metropolitana de Mariana, será presidida pelo arcebispo local, Dom Geraldo Lyrio Rocha, e marca o início da fase arquidiocesana do processo.
Dom Luciano foi arcebispo de Mariana, de 1988 a 2006, quando faleceu aos 75 anos. O arcebispo, da Companhia de Jesus, foi secretário geral (de 1979 a 1986) e presidente (de 1987 a 1994) da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). O religioso jesuíta atuou principalmente na defesa dos direitos humanos e no cuidado com os mais pobres.
De origem fluminense, Dom Luciano nasceu em 5 de outubro de 1930. Doutor em Filosofia, foi membro do Conselho Permanente da CNBB de 1987 até o ano de sua morte. Também atuou na Pontifícia Comissão Justiça e Paz, foi vice-presidente do Conselho Episcopal Latino-americano (Celam) e presidente da Comissão Episcopal do Mutirão para a Superação da Miséria e da Fome. Durante quase duas décadas à frente da arquidiocese de Mariana, o bispo deu forte impulso pastoral àquela Igreja particular.
Comenda Dom Luciano
Após a Missa, a Faculdade Arquidiocesana de Mariana promove, às 20h30, no Centro Cultural Arquidiocesano, a entrega da Comenda Dom Luciano Mendes de Almeida do Mérito Educacional e de Responsabilidade Social.
A comenda, criada em 2008, é entregue para pessoas e organizações que, por suas ações afirmativas, cumprem importante papel no campo da responsabilidade social.