Com a casa cheia, o presidente Lula abriu a primeira reunião ministerial do ano, nesta quarta-feira, 23, dando um puxão de orelha nos ministros e pediu mais diálogo entre eles.
A falta de diálogo com o Congresso Nacional foi o tema principal da reunião. Lula pediu aos ministros que ampliem as relações com os parlamentares, afinal, este foi um dos motivos da derrota do governo na renovação da CPMF no Senado.
O ministro das Relações Institucionais prepara plano para afinar as relações do governo com deputados e senadores e garantir a aprovação de matérias importantes com Congresso.
A crise nos EUA também foi bastante discutida durante a primeira reunião ministerial do ano. O presidente do Banco Central, Henrique Meireles, apresentou aos ministros os motivos da recessão e como ela pode chegar ao Brasil. Meireles mostrou os últimos resultados da balança comercial externa brasileira o que, segundo ele, tranquiliza a economia que não deve sofrer grandes impactos com a recessão dos Estados Unidos.
Assista à reportagem