O presidente da CNBB, Dom Geraldo Lyrio Rocha, atendeu a imprensa, após a audiência concedida ao Ministro da Justiça, Tarso Genro.
Postura da CNBB diante do momento político atual
Dom Geraldo disse que a postura da CNBB, diante dos quadros do país, no momento, é uma postura de autonomia. Reconhece o direito do Estado e mantém a atitude de diálogo respeitoso.
Sobre o diálogo com o Ministro da Justiça
Dom Geraldo respondeu a uma pergunta sobre o assunto, dizendo que conversaram sobre valores sociais, a questão da violência e da segurança dentro de uma sociedade democrática que prima pela cidadania. Disse ainda que este tema é considerado desde há longa data, enfocado inclusive numa Campanha da Fraternidade, em 1983, quando se tratou do tema "Fraternidade e Violência" e, lema: "Fraternidade, sim. Violência, não".
Sobre o diálogo da CNBB com o Governo em relação a questões de bioética
Dom Geraldo Lyrio disse que se coloca plenamente à disposição para dialogar. "A CNBB é a favor da vida e do que a preserva, em todas as etapas", afirmou.
Sobre um plebiscito relativo à questão do aborto
O presidente da CNBB disse que há questões, como esta, que não devem ser avaliadas por números, mas que é preciso ampliar debates, aprofundar melhor o tema.
A questão crítica do Senado
Dom Geraldo disse que denúncias devem ser apuradas por órgãos competentes. Mas, não devemos resvalar em posturas negativas como aquela de considerar a pessoa culpada enquanto não se comprova sua responsabilidade.