Saúde

Por que sempre deixamos a atividade física para amanhã?

Em tempos de Olimpíadas, muita gente se sente estimulada a praticar uma atividade fisica. Mas por que algumas pessoas não dão continuidade aos exercícios e ficam apenas na teoria?

Assista à reportagem

Segunda-feira é dia de muitas promessas. Entre elas a de iniciar uma atividade física.

"Todo mundo começa na segunda, não sei se acaba na terça… mas começa na segunda", diz o empresário Marcos Bedaque.

Só este ano Gilsane recomeçou a academia pelo menos quatro vezes. "Segunda-feira é o dia que começa né"

Para o instrutor fisico Augusto de Moreira, existe dois tipos de alunos: o turista e o fantasma. "O turista praticamente só vem duas vezes por mês, uma vez por mês. O Fantasma é aquele que paga mas não vem".

É o caso de Reginaldo Garcia da Silva. Ele paga mensalmente a academia, mas quase nunca o professor vê o aluno nas aulas.

"A minha indicação é totalmente médica, estive nele essa semana, e mesmo assim ainda estou demorando para obedecer ele, né… ele vai puxar a minha orelha quando eu voltar, lá", diz Reginaldo.

O imediatismo é um dos fatores que levam os alunos a desistirem das academias nos primeiros meses. Mas para um bom resultado, é necessário tempo e muito esforço.

"O aluno geralmente vem para a academia e quer um resultado rápido, ele quer resultado em um mês, em uma semana, e isso é uma ilusão, porque tudo a longo prazo é mais duradouro", explica a professora de ginástica Cristina Nascimento.

Outra alternativa: parques e praças da cidade. Boas opções para quem não gosta de academia ou não tem como pagar uma. Seja no parque ou na academia, a pratica de atividade fisica é importante para o corpo e para a mente.

O cardiologista João Paulo Alves de Andrade explica que a atividade física ajuda na "redução de hipertensão, na redução do índice de infarto, redução da obesidade, mas também no ponto de vista osteomuscular, a pessoa tem mais força muscular, tem mais disposição, a qualidade de vida melhora e o humor melhora".  

Segundo o especialista, estudos revelam que o sedentarismo faz muito mais mal para saúde, do que o tabagismo. "O cigarro é sim um grande vilão da doença cardíaca, mas o sedentarismo também é um grande vilão senão ainda maior", explica Dr. João Paulo.  

Então fica aí a dica, está na hora de sair do sofá, deixar a preguiça de lado e também de colocar em prática a receita médica, não é Reginaldo?!

"Eu sei que eu tô um pouco relaxado, mas vou ver se eu corro atrás do prejuizo, aí..", reconhece Reginaldo.

Leia mais
.: Câncer pode ser evitado com atividade física e boa alimentação
.: Como vencer a "preguiça" e manter a atividade física no inverno?

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo