Crime ambiental

PF indicia Samarco, Vale e consultoria por tragédia em Mariana

Indício é por crime ambiental com a tragédia em Mariana, quando 32 milhões de metros cúbicos de rejeitos de mineração foram derramados no Rio Doce

Agência Brasil

A Polícia Federal indiciou nesta quarta-feira, 13, a mineradora Samarco e sete executivos e técnicos da empresa pela tragédia em Mariana (MG) em novembro de 2015. Eles foram indicados por crimes ambientais decorrentes do derramamento de 32 milhões de metros cúbicos de rejeitos de mineração no Rio Doce. Um dos indiciados é o diretor-presidente da Samarco, Ricardo Vescovi.

A Vale, uma das donas da empresa, e a consultoria VogBR, responsável pelo laudo que atestou a estabilidade da barragem que se rompeu, também foram indiciadas.

Leia também
.: Desastre de Mariana atingiu mais de 660 km de rios

Em comunicado, a Vale diz que recebeu com surpresa a notícia do indiciamento e que a responsabilização da empresa “reflete um entendimento pessoal do delegado e ocorre em um momento em que as reais causas do acidente ainda não foram tecnicamente atestadas e são, portanto, desconhecidas”. A nota também diz que a empresa vai demostrar tecnicamente que as premissas da Polícia Federal “não têm efetivo nexo de causalidade com o acidente”.

A Samarco informou, por meio de nota, que não concorda com o indiciamento de profissionais da empresa pela PF. Segundo a mineradora, até o momento “não há uma conclusão pericial técnica das causas do acidente”.

Os indiciados estão sendo acusados por crime de poluir causando danos à saúde humana, a morte de animais e a destruição da flora, previsto no Artigo 54 da Lei de Crimes Ambientais, entre outras infrações. A pena para esse delito é reclusão de seis meses a cinco anos, além do pagamento de multa.

Assista
.: Samarco promete antecipar indenização às vítimas de Mariana
.: Solidariedade move pessoas a ajudarem vítimas de Mariana-MG

O colapso da barragem de Fundão no dia 5 de novembro, no distrito de Bento Rodrigues, em Mariana (MG), causou a morte de 17 pessoas, devastou municípios, prejudicou o abastecimento de água em dezenas de cidades e continua causando impactos ambientais graves no Rio Doce e no oceano.

A VogBR disse que a empresa vai aguardar o comunicado oficial da PF para se pronunciar.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo