Pedir perdão pode fazer diferença na vida de alguém? A Igreja afirma que a reconciliação é fonte de cura para a alma. Para muitas pessoas realizar este gesto exige superação que pode mudar o sentido da própria vida.
Assista à reportagem
A morte sondou por muitas vezes a vida do técnico em Telecomunicação, Emilzo Wanderley Pereira Filho, em um período negro da sua história regado a drogas, roubo e prostituição. Tudo isso devido a uma situação com um pai ausente e violento, que acontecia dentro de casa e quase terminou numa tragédia.
"Eu tinha vergonha do meu pai. Se eu tivesse em uma roda de amigos e ele passava, eu procurava me esconder. Eu principalmente, confrontava ele tantas vezes, de chegar a ficar escondido em locais que eu sabia que ele ia passar, armado com faca, pra esperar ele passar, e por glória de Deus ele não passava nesse dia no lugar. E esse ódio foi gerando, desde meus 7 anos, quando, a primeira vez que eu comecei a entender a vida, e vi ele batendo na minha mãe", conta.
Foi a partir desta situação que o perdão entrou na sua vida. Através de um grupo de oração ele viveu a experiência de se encontrar com Deus e descobriu que sua vida mudaria através da decisão de perdoar.
"Daquele dia em diante eu decidi: 'preciso perdoar meu pai' (…) Cheguei em casa e perguntei onde estava meu pai. Ele estava na cozinha, eu o chamei e ele veio, daí o abracei e disse: 'pai, eu perdoo o senhor e peço perdão por tudo o que eu te fiz, eu te amo'. Foram só essas palavras que eu consegui falar na hora e daí em diante, minha vida foi como nas bodas de Caná, água em vinho, mudou", explica Emilzo.
A psicóloga Cinthia Rangel afirma que pedir perdão não é uma escolha fácil devido ao nosso orgulho humano, mas é uma decisão que gera atitudes que podem fazer a diferença no dia a dia pessoal.
"Ela vai se tornando uma pessoa livre, vai se tornando uma pessoa que tem um olhar diferente sobre a sua história, sobre as suas situações de vida. E isso não deixa de ser um encontro com Deus, porque ela se torna um ser humano melhor e, é isso que Deus quer pra cada um de nós".
Padre Hamilton Nascimento, da Comunidade Canção Nova diz que a Igreja ensina que o perdão é fonte de cura para a alma. E a reconciliação não é algo a ser praticado somente entre as pessoas e Deus no sacramento da penitência, mas também para com o semelhante.
"O perdão faz parte do ministério de Jesus, faz parte da vida da Igreja, e é a grande graça que o Senhor nos deixou, para que voltemos ao Pai. O Paraíso foi fechado pela desobediência, e pela obediência foi reaberto. Então o perdão nos traz de volta ao Paraíso, ao coraçao de Deus, à vida que Deus sempre quis pra todos nós.
Hoje, Emilzo é casado com Elisangela a sete anos e tem uma filha. Um perdão sincero que mudou o sentido da sua vida. "Eu busquei meus meios em Deus, a pessoa tem que buscar seus meios".
Siga o Canção Nova Notícias no twitter.com/cnnoticias
Conteúdo acessível também pelo iPhone – iphone.cancaonova.com