“Se os jovens casais, que estão se preparando para a vida matrimonial, aprenderem a resolver os conflitos de modo maduro, será possível evitar um grande número de problemas mais graves, consolidando a relação conjugal”.
Com essas palavras, Dom Joseph Zen, Bispo de Hong Kong e Presidente do Conselho de formação ao matrimônio cristão, quis destacar a importância da pastoral dos jovens que se preparam para a vida matrimonial.
Segundo o Kong Ko Bao (o boletim diocesano em versão chinesa), durante a assembléia anual do Conselho, Dom Zen lançou um forte apelo para que a comunidade católica, as paróquias e os institutos religiosos: “Ajudem os jovens de hoje a enfrentarem a vida de casal para diminuir assim os divórcios e as separações que se difundem velozmente na sociedade: A crise matrimonial é tão difundida que não podemos ignorá-la”.
Cerca de 50 sacerdotes, religiosos/as e leigos participaram do encontro do Conselho elegendo o primeiro Conselho executivo. Segundo as estatísticas, mais de 1.400 pessoas participaram em Hong Kong da formação pré-matrimonial no ano de 2004.
Durante o período compreendido entre abril e dezembro de 2004, mais de 7.600 fiéis participaram das diversas iniciativas pré-matrimoniais organizadas pelo Conselho.
Com a ajuda dos membros do Conselho, foram resolvidos 745 casos de crises matrimoniais entre 2003 e 2004. A cifra subiu para 813 entre 2004 e 2005.